Brasil

Jornada Mundial da Juventude termina neste domingo (28)

Missa celebrada pelo papa Francisco conta com um público de 3 milhões de fiéis na Praia de Copacabana

Da Agência Brasil
- Atualizada em
Missa celebrada pelo papa Francisco conta com um público de 3 milhões de fiéis na Praia de Copacabana
Termina neste domingo (28), no Rio de Janeiro, a 28ª Jornada Mundial da Juventude, primeiro compromisso fora do Vaticano do qual participa o papa Francisco, desde que assumiu o pontificado em março deste ano. Neste domingo, o ponto alto da programação é a Missa do Envio, que o papa celebra para cerca de 3 milhões de fiéis na Praia de Copacabana.

A presidenta Dilma Rousseff e ministros de Estado assistiram à cerimônia junto com os presidentes Evo Morales, da Bolívia, Cristina Kirchner, da Argentina, Desi Bouterse, do Suriname, e Rafael Correa, do Equador, além dos vice-presidentes do Uruguai, Danilo Astori, e do Panamá, Juan Carlos Varela Rodríguez.

Enquanto o papa se preparava na sacristia para rezar a última missa da Jornada, centenas de milhares de jovens participaram da coreografia, que pretende ser o maior flash mob do mundo, com mais de 2 milhões de participantes. Eles dançaram por mais de dois minutos.

O público que estava nas areias de Copacabana dançou junto com os coreógrafos, que mostravam os passos pelos telões. Alguns bispos que estavam no palco também dançaram. De acordo com o diretor dos atos centrais da JMJ, o padre Renato Martins, o papa acompanhou por uma tela, enquanto se preparava.

À tarde, o papa almoça com os cardeais e bispos no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Em seguida, tem encontro com membros da Coordenação do Comitê Episcopal Latino-Americano (Celam), também no Centro de Estudos do Sumaré. Às 16h40, o santo padre deixa a residência do Sumaré, onde ficou hospedado durante a jornada.

Às 17h30, reúne-se com voluntários da jornada no pavilhão 5 do Riocentro, em Jacarepaguá. Às 18h30, participa da cerimônia de despedida na Base Aérea do Galeão e, às 19h, embarca de volta a Roma.

A Jornada Mundial da Juventude reúne, desde o início da semana passada, milhares de peregrinos vindos de mais de 170 países.O papa Francisco chegou ao Brasil segunda-feira (22) e iniciou sua participação na jornada no dia seguinte. Desde então, cumpriu extensa programação, que incluiu encontros com autoridades, jovens de todo o mundo, celebrou missas, assistiu a uma encenação da Via Sacra na Praia de Copacabana, onde foi também, na noite passada, a uma vigília. A pedido do papa, foi organizado ainda um encontro com jovens peregrinos de seu país de origem, a Argentina.