iBahia > brasil
BRASIL

Gigante fora dos gramados: Pelé foi ministro do Esporte e teve carreira como ator e cantor; confira os feitos do craque

Atleta deixou marca longe dos gramados e impactou diretamente na política brasileira em sua passagem como ministro

Redação iBahia • 29/12/2022 às 18:07

Google News siga o iBahia no Google News!

A carreira de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, não se resume aos seus feitos dentro das quatro linhas. Além de conquistar três, dos cinco títulos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o eterno craque do futebol mundial deixou sua marca na televisão, política e na música.

Durante seu auge no futebol, o atleta chamou atenção de diversas áreas e chegou a ser convidado para fazer participações e protagonizar diversos filmes. Pelé também dividiu vocais com uma das maiores vozes da geração, a cantora Elis Regina.

Seus feitos nos gramados atraíram até o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, que durante seu governo, convidou o ex-atleta para assumir o Ministério do Esporte, tornando o atleta o primeiro negro a alcançar uma posição de alto escalão na política brasileira.

Confira os feitos de Pelé, além das conquistas pela seleção brasileira:

  • Ministro no governo de FHC: o jogador ocupou a pasta de esporte entre 1995 e 1998. Durante a passagem pelo ministério, teve como bandeira a modernização do futebol e a garantia dos direitos trabalhistas aos atletas profissionais. O craque foi exonerado em abril de 1998 e, na sequência, a pasta foi extinta.
  • Paralisou uma guerra civil: O futebol de Pelé interferiu em uma guerra. O ano era 1969, e o craque realizada uma excursão pelo continente africano com o Santos para uma série de amistosos. Ao desembarcar na República Democrática do Congo, que na época era chamada de Congo-Kinshasa, a guerra civil que acontecia no país foi paralisada para que os moradores pudessem assistir ao craque jogar.
  • Formação superior: o ex-jogador decidiu se dedicar aos estudos após conquistar o tricampeonato mundial e ao longo da década de 70, estudou Educação Física na Faculdade de Educação Física de Santos, por onde se formou.
  • Fundação Pelé: em 2018, o jogador fundou sua própria organização de caridade, um desejo antigo que já havia sido relatado para amigos próximos. A organização se esforça para capacitar crianças carentes e desprivilegiadas de todo o mundo.
  • Carreira na música: além do talento nos gramados, o jogador demonstrou intimidade com a música. Pelé chegou a compor algumas canções e participou de um álbum com Elis Regina em 1969.

A música mais conhecida do Rei foi a canção 'ABC', lançada em 1998, que fez parte da campanha Brasil em Ação, do Governo Federal, para incentivar a alfabetização no país.

Pelé também dividiu os vocais com o Rei, Roberto Carlos e com Gilberto Gil na música 'Quem Sou Eu'.

  • Carreira como ator: o craque deixou um pouquinho de Pelé em cada forma de arte. O jogador fez uma participação especial em um dos episódios de "Família Trapo", em 1967. Na novela "Os Estranhos", de 1969, da TV Excelsior,

Entre os filmes estão: "O Barão Otelo no Barato dos Bilhões", de 1971; "A Marcha", de 1972; "A Vitória do mais fraco", de 1985; "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", de 1986; "Hotshot", de 1986.

Em 1979, o jogador esteve na produção brasileira 'Os Trombadinhas', longa que se tornou meme nas redes sociais anos após o lançamento pela cena em que fala "Eu sou o Jô Soares, sua piranha". O craque também participou de 'Fuga para a Vitória', ao lado de Sylvester Stallone, em 1981.

O ex-jogador ainda tem dois documentários dedicados a sua história, "Pelé Eterno" (2004) e "Pelé: O Nascimento de uma Lenda" (2016).

  • Comentarista: uma das imagens mais emblemáticas da cobertura esportiva na televisão foi protagonizada por Pelé ao lado do narrador Galvão Bueno na Copa de 94, nos Estados Unidos. Na época, o Rei do Futebol se tornou comentarista dos jogos na Globo e acompanhou a seleção na conquista do tetra.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

TAGS:

Arte Cinema Futebol Morte Música Pele Política rei pelé

RELACIONADAS:

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos na Bahia

Oeste do estado

Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 11 anos na Bahia

Galeria: veja fotos do 1º dia da Bienal do Livro Bahia 2024

Evento literário

Galeria: veja fotos do 1º dia da Bienal do Livro Bahia 2024

Com irmã, Mani Reggo quebra silêncio em live: 'Verdade vai prevalecer'

Se explicou

Com irmã, Mani Reggo quebra silêncio em live: 'Verdade vai prevalecer'

Com Itamar Vieira Júnior, Arena Jovem abre Bienal do Livro Bahia 2024

Cerimônia de abertura

Com Itamar Vieira Júnior, Arena Jovem abre Bienal do Livro Bahia 2024

PRF promove leilão de 350 veículos conservados e sucatas na Bahia

Saiba como participar

PRF promove leilão de 350 veículos conservados e sucatas na Bahia

Homem é internado após receber 18 tiros depois de briga em bar na BA

Estado grave

Homem é internado após receber 18 tiros depois de briga em bar na BA

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil