Carnaval

"O Ilê deu um exemplo de positividade", diz Vovô

Presidente acredita que afoxé é a certeza de que o Carnaval negro nunca será esquecido

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Primeiro bloco afro da Bahia, 40 anos de história e a realização de trabalhos sociais que ajudam centenas de pessoas. O Ilê Aiyê tem do que se gabar e já cravou seu nome na história do Carnaval de Salvador. Segundo o presidente do afoxé, Vovô, em entrevista ao iBahia no sábado (1°), as conquistas tornam o Ilê um exemplo para a população negra.

"A importância do Ilê é muito grande, tanto para nós negros, quanto para nós de Salvador. É uma entidade que serve de orgulho e referência. O povo acha que tudo, quando parte do povo negro, é ilícito, bagunceiro, que não vai dar certo, mas o Ilê deu um exemplo de positividade", disse.

Vovô do Ilê (à direita)

Presente no camarote do bloco, localizado na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, Vovô preferiu a modéstia ao falar do trabalho social realizado pelo Ilê. Segundo ele, trata-se apenas de um trabalho que "atua onde o governo não está atuando". "Várias outras organizações fazem esse trabalho compensatório. Através do Ilê surgiram muitas outras instituições e elas estão cada vez mais se multiplicando", comemorou.

Ao finalizar, o presidente do Ilê disse acreditar que o bloco é a certeza de que o Carnaval do povo negro nunca será esquecido e mandou um recado: "Vamos trabalhar para sermos sempre protagonistas, nunca coadjuvantes", concluiu.