iBahia > gestão e carreira com cristiano saback
Gestão e Carreira

Você já sofreu preconceito no trabalho por causa da sua idade?

Como lidar com o preconceito se você já passou dos 40

Cristiano Saback • 20/03/2023 às 8:11

Google News siga o iBahia no Google News!

Vamos começar dando nome a esse preconceito: ETARISMO. Demoninado assim quando o discriminação está relacionada à idade.

Na semana passada viralizou um video nas redes sociais de jovens alunas de uma faculdade em Bauru (interior de São Paulo), comentando sobre a idade de uma colega, dizendo q já era pra estar aposentada e não está pra estar na faculdade. Patrícia Linares vai completar 45 anos em breve e estuda biomedicina na mesma faculdade. Em entrevistas recentes se emocionou e falou sobre o vídeo. Disse que não vai desistir do sonho de fazer a faculdade. É aquilo que sempre falo: a carreira é um plano de longo prazo e a atualização tem que ser constante.

Falar sobre etarismo é importante e vem ganhando cada vez mais espaço nas conversas e na mídia. Quantas vezes você não ouviu ou até mesmo falou a frase: “Você não tem mais idade pra isso!”. E esse preconceito vai além da faculdade. Está na academia, na praia, na balada, nos eventos sociais e, claro, no trabalho.

E precisamos prestar atenção no ambiente de trabalho, principalmente porque a diferença

geracional entre os profissionais trabalhando numa mesma empresa vem crescendo. Gestores estão orientando e capacitando suas equipes, justamente para evitar o etarismo no trabalho.

Veja também:

 

Eu mesmo como palestrante e instrutor de treinamento, já fui contratado para falar sobre a diferença geracional e como as trocas são importantes nas empresas. Em treinamentos é possível, inclusive, aplicar dinâmicas que aumentam a empatia, o entrosamento, a colaboratividade e impulsionam o trabalho em equipe.

Importante falar que jovens resistem a quem tem mais idade, mas o inverso també acontece. E para evitar desentendimentos e improdutividade, vale abordar o etarismo em ambientes como a faculdade e o trabalho, até porque a troca pode ser incentivada nas duas vias: dos mais velhos para os mais novos e vice-versa. As empresas são responsáveis pelo bem-estar dos seus funcionários e por outro lado cada um de nós deve procurar informações e, inclusive, prestar atenção nas nossas falas.

E aqui vão as minhas 03 dicas para lidar com ETARISMO:

  • Para as empresas: investir em capacitação (palestras e treinamentos) para suas equipes em todos os níveis profissionais.
  • Se você é mais jovem, procure aprender com quem tem mais experiência.
  • Se você já passou dos 40, já dá pra entender que não são os outros que vão ditar o que você vai vestir, o tempo de você estudar ou se você está velho(a) pro mercado de trabalho. E também, esteja aberto para aprender com os mais jovens. Há sempre espaço para trocas.

Na semana passada, aqui na coluna Gestão e Carreira, entrevistei Roberto Aschenberger, 77 anos. Sempre gostou de desafios e aprendeu a lidar com eles desde a infância, quando teve poiomielite. Foi aposentado aos 60, mas não parou. Fundou sua própria empresa e é referência na área. Esse ano vai fazer o Caminho de Santiago e já planeja escrever um livro sobre essa jornada. Vale a pena a leitura da entrevista, para inspirar pessoas de todas as idades a não desistirem dos seus sonhos e entenderem que a idade traz experiência, potencializa competências e dá aquele jogo de cintura que aos 20 a gente achava que tinha

TAGS:

Cristiano Saback Etarismo Gestão e Carreira

RELACIONADAS:

Homem suspeito de matar mulher a golpes de arma branca na BA é preso

Alagoinhas

Homem suspeito de matar mulher a golpes de arma branca na BA é preso

Final de Lúcia em 'Paraíso Tropical': mocinha passa por reviravolta

Saiba tudo!

Final de Lúcia em 'Paraíso Tropical': mocinha passa por reviravolta

Homem é preso na BA por armazenar mídia de abuso sexual infantojuvenil

Após investigação

Homem é preso na BA por armazenar mídia de abuso sexual infantojuvenil

VÍDEO: cena quente entre Nanda Costa e Paolla Oliveira viraliza na web

'Justiça 2'

VÍDEO: cena quente entre Nanda Costa e Paolla Oliveira viraliza na web

Mulher de Faustão faz desabafo após transplante: 'Nada tem sido fácil'

Em aniverário

Mulher de Faustão faz desabafo após transplante: 'Nada tem sido fácil'

Mulher de 19 anos morre afogada no Rio São Francisco, em Curaçá

Norte da Bahia

Mulher de 19 anos morre afogada no Rio São Francisco, em Curaçá

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback