iBahia > ópraí wanda chase
ópraí wanda chase

Casa Pia de São Joaquim a serviço da educação

Leia também: Tom Zé vai ser premiado na Europa

Wanda Chase • 12/10/2023 às 10:30

Google News siga o iBahia no Google News!

A Casa Pia e o Colégio dos Órfãos de São Joaquim são equipamentos culturais dos mais importantes de Salvador, mas poucas pessoas conhecem. A Casa fica na Rua Jequitaia, na Calçada, passagem obrigatória pra quem mora no Subúrbio da capital.

Rodolfo Tourinho, Conselheiro da Casa Pia

Segundo pesquisas do professor Daniel Rebouças, entre 1706 e 1709, o rico comerciante de gado Domingos Affonso ergue o chamado Noviciado de Nossa Senhora da Anunciada, doando pouco depois a Casa aos jesuítas. Lá funcionava como uma escola religiosa, mas em 1760, o Marquês do Pombal expulsava-os do Brasil.

Em 1800 o comerciante catarinense Joaquim Francisco do Livramento chega à Bahia e solicita o imóvel à Coroa Portuguesa e o transforma em um orfanato. Daí o nome de Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Joaquim fez uma pesquisa com os comerciantes da área e descobriu que o comércio precisava de profissionais para carpintaria, marcenaria e área administrativa. Logo implantou cursos profissionalizantes. O órfão entrava criança é só saia quando completava a maioridade. Saía com uma profissão.

Nos anos 80 e 90, a Casa enfrentou algumas dificuldades, falta de manutenção e problemas de várias esferas. Trinta conselheiros, entre eles Rodolfo Tourinho, assumiram a Casa Pia e restauraram a estrutura física. O foco é a educação.

"Nosso projeto era trabalhar com os adultos, mas não deu certo. Então ficamos trabalhando com crianças de 2 a 5 anos. É uma escola infantil. Aqui, elas chegam 8h, fazem três refeições, estudam, dormem, tomam banho e vão pra casa", diz Tourinho.

O imóvel tem 250 anos, tem espaço para eventos corporativos, shows, exposições. O valor do aluguel é destinado à escola, para a educação dos meninos e meninas. "Não adianta a gente pensar que o governo vai educar esse povo. Não dá e nem vai dar", ressalta Rodolfo Tourinho.

Ele acredita que o empresariado tem que ajudar essa nova geração a se formar. "Daqui a 15 anos Salvador vai estar bem pior do que é hoje. O empresário tem um papel na educação pública, não só na privada. Nossa grande decepção é o empresariado baiano, com raras exceções. O empresariado baiano não consegue ter esse olhar para o social, a gente colhe o que planta, se a gente planta feijão, vai colher feijão, se plantar manga, vai colher manga. Duas pessoas eu tenho muita saudade. Um é Moraes Moreira. Ele ia saber se encontrar aqui de uma forma fantástica. E também tenho saudade de Jorge Portugal, que é um cara que eu sempre tive uma ligação forte. Portugal pensava nas pessoas mais necessitadas. Foi ele quem abriu a minha cabeça", disse Tourinho.

UM TRIBUTO A MESTRE KING

Hoje, dia da Dança Afro Brasileira, é dia de homenagear Mestre King, o pioneiro na dança afro na Bahia e no Brasil. Mestre King foi o primeiro homem no Brasil a fazer Licenciatura de Dança. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o rei não está mais entre nós. Feliz daquele que foi aluno dele! A homenagem vai ser hoje, quinta-feira, no Centro Cultural Makota Valdina, antigo Teatro VIII, às 16h30, com a apresentação de vários dançarinos. Viva o Rei !!!

TOM ZÉ VAI SER PREMIADO NA EUROPA

O baiano Tom Zé, o mais tropicalista dos tropicalistas, vai receber dia 20 deste mês o Prêmio Tenco. A premiação é o reconhecimento pela contribuição à canção autoral mundial. O Prêmio Tenco foi criado em 1974, uma homenagem ao cantor italiano Tenco.

TAGS:

Casa Pia de São Joaquim Cultura Baiana Ópraí Wanda Chase

RELACIONADAS:

Polícia Penal da Bahia apreende 31 celulares e drogas em penitenciária

Operação Mute

Polícia Penal da Bahia apreende 31 celulares e drogas em penitenciária

'Alma Gêmea': trama com baiana foi um sucesso, mas vale ver de novo?

Tô Certo ou Tô Errado?

'Alma Gêmea': trama com baiana foi um sucesso, mas vale ver de novo?

Conheça Acervo da Laje e mergulhe na memória do Subúrbio Ferroviário

Bora Ali?

Conheça Acervo da Laje e mergulhe na memória do Subúrbio Ferroviário

Em clima de São João, Jeanne Lima lança novo álbum 'Tome Forró'

Novo álbum

Em clima de São João, Jeanne Lima lança novo álbum 'Tome Forró'

Revelação, Psirico e mais: veja programação do 2º dia do CUFA Bahia

Lauro de Freitas

Revelação, Psirico e mais: veja programação do 2º dia do CUFA Bahia

Rita Batista lança livro de mantras em Salvador: ‘Espiritualidade’

Entrevista

Rita Batista lança livro de mantras em Salvador: ‘Espiritualidade’

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase