Crescendo Juntos

Cinco receitas de comidinhas práticas para fazer com as crianças

Dica é pensar em receitas que as crianças gostem e, claro, sejam fáceis e não exija muitos processos

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Com as crianças mais tempo em casa, os pais têm buscado novas formas de entretê-las. Uma das atividades que pode ser bastante divertida – e útil! – é levar os pequenos para ajudar na cozinha. Para dar mais atrativo, a dica é pensar em receitas que as crianças gostem e, claro, sejam fáceis e não exija muitos processos.

Para acompanhar as comidinhas, uma boa ideia são os sucos Yulo, sucos prontos que contêm frutas de verdade e também são ricos em vitamina C. Para saber mais, acesse o site da marca.

Confira cinco opções:

PIPOCA DE DOCE DE LEITE

Foto: Divulgação

Ingredientes:

80 g de milho para pipoca

15 ml de óleo

250 g de açúcar cristal

60 g de manteiga integral sem sal

100 g de glucose de milho

100 ml de água

50 g de açúcar mascavo

5 g de bicarbonato de sódio

3 g de sal refinado

3 ml de extrato de baunilha

Lecitina de soja a gosto


Modo de preparo (pipoca):
Estoure o milho para pipoca no óleo e reserve.

Modo de preparo (calda): Em uma panela, misture todos os ingredientes restantes, exceto a lecitina de soja, e leve para ferver, mexendo ocasionalmente, até atingir 145º. Verta a calda sobre as pipocas estouradas e mexa bem para incorporar. Quando as pipocas já estiverem bem envoltas na calda, jogue um pouco de lecitina de soja por cima delas e mexa para soltar as pipocas.

CUPCAKE DE CENOURA

Foto: Divulgação

Ingredientes:

Bolo:

4 ovos

1 xícara de óleo (200ml)

3 cenouras médias em rodelas

2 xícaras de farinha de trigo com Fermento

2 xícaras de açúcar refinado


Brigadeiro:

1 lata de leite condensado

50g de chocolate em pó

60g de margarina 

1 caixa de creme de leite


Modo de Preparo:

Brigadeiro: Em uma panela, coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate. Aqueça em fogo baixo e mexa sem parar. Depois de engrossar, adicione o creme de leite, mexa mais um pouco e quando começar a soltar do fundo, estará pronto. Retire da panela e leve à geladeira para esfriar. Quando estiver frio, faça pequenas bolinhas para colocar 1 dentro de cada forma de cupcake. Guarde o restante para decorar o topo.

Cupcake: Misture os ovos e o óleo e bata. Acrescente a cenoura crua e bata. Coloque a farinha de trigo e o açúcar em um recipiente, misture com o que foi batido no liquidificador e mexa até incorporar.  Preaqueça o forno a 180ºC. Monte as forminhas de cupcake com 1 colher de sopa da massa, coloque 1 brigadeiro dentro de cada forminha e cubra com a massa. Não pode encher muito, para não transbordar na hora de assar.

COOKIE DE AVEIA

Foto: Divulgação

Ingredientes:
1 xícara de aveia em flocos

1 xícara de farinha de trigo

¾ de xícara de açúcar cristal orgânico

¼ de xícara de água filtrada

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

¼ de xícara de óleo de coco

½ tablete (100 g) chocolate amargo picado.


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C; em uma tigela, coloque todos os ingredientes, exceto o óleo de coco e o chocolate picado, e misture com uma colher de pau; despeje o óleo de coco aos poucos, até dar liga a massa; por último, junte o chocolate picado e misture bem.

Forre uma assadeira com papel manteiga. Distribua colheradas de massa na assadeira, deixando um espaço de dois dedos entre cada uma, pois os cookies vão crescer enquanto assam; levar ao forno e assar por 15 minutos, ou até dourarem; retire do forno, espere esfriar e guarde em um pote bem fechado.

NUGGETS CASEIRO

Foto: Divulgação

Ingredientes:

500 gramas de carne moída de frango

1 colher de sopa de alho em pó

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de salsinha fresca

50 gramas de farelo de aveia


Modo de preparo:

O primeiro passo da receita é pré-aquecer o forno à 200ºC. Reserve o frango em um recipiente e acrescente alho, sal e a salsinha. Em seguida, misture todos os ingredientes. Com tudo misturado, separe em pedaços de tamanho pequeno.

Na sequência, empane-os no farelo de aveia, colocando os nuggets em uma assadeira coberta de papel alumínio untada com óleo de canola. Os salgados devem ficar no forno por 17 minutos. A receita tem um rendimento de 16 nuggets e cada um tem cerca de 30 calorias.

PÃO DE QUEIJO COM TRÊS INGREDIENTES

Foto: Divulgação

Ingredientes:

2 colheres de goma de tapioca

100g de queijo ralado magro

150g requeijão magro


Modo de preparo:

Mexa tudo com as próprias mãos até formar uma massa homogênea. Depois faça bolinhas com a massa no tamanho que achar apropriado. Asse a 180C por 20min, em forno pré aquecido. Depois é só esperar esfriar e servir.