Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Como estimular hábitos saudáveis na vida dos seus filhos

Esse momento que estamos mais em casa pode ser uma boa oportunidade para estabelecer uma rotina e hábitos saudáveis

Redação iBahia • 13/10/2020 às 9:05 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Pais estão constantemente preocupados com a saúde dos filhos. E ter hábitos saudáveis passa por ter estímulos desde cedo, mas isso nem sempre é tão fácil, já que a rotina corrida de muitas famílias acaba sendo um obstáculo para atingir o objetivo.

Uma criança que se alimenta bem, consegue fazer as outras atividades bem, como brincar e estudar. Por isso, o esforço vale a pena. Esse momento que estamos mais em casa pode ser uma boa oportunidade para estabelecer uma rotina e hábitos saudáveis. Confira algumas dicas:

Organize um cardápio:

Com organização e planejamento, tudo fica mais fácil. Tire um tempo na sua rotina para organizar as refeições da semana, pensando na variedade de nutrientes de cada prato. Quanto mais colorido o prato, mais ele será rico em vegetais, legumes e frutas, por exemplo.

Façam refeições juntos:

Pelo menos uma vez por dia, reúna a família e façam a refeição juntos. A rotina corrida às vezes impossibilita esse momento, mas se for possível o encontro é importante. Isso porque são nesses momentos que os filhos podem imitar e se inspirar nos hábitos alimentares dos pais, além de ser um bom momento de interação em família.

Não trate como prêmio:

Não use a comida como forma de premiação caso seu filho cumpra uma tarefa. Isso serve também para possíveis castigos, para a criança comer a refeição toda, por exemplo. O ideal é respeitar os gostos das crianças e tentar identificar sinais de fome e saciedade.

Hora da comida é sagrada:

O ambiente importa na hora das refeições e não deixe que seus filhos tenham distrações enquanto almoçam ou jantam. Não permita também que eles levem eletrônicos como celulares à mesa, assistam televisão ou joguem videogame enquanto comem.

Isso porque esses estímulos fazem com que a criança não preste atenção na comida e não mastigue direito. A criança perde a noção da quantidade de alimento que está consumindo e passa a comer mais do que necessário para saciar a fome.

Ofereça sempre água e outros líquidos:

Uma criança geralmente gasta muita energia e isso faz com que ela perca muito líquido. Em média, as crianças devem consumir 1,5 litro de água por dia, então ofereça sempre. Além da água, hidratar-se e alimentar-se com sucos de fruta é uma boa pedida.

Para mais praticidade, uma boa dica são sucos prontos que contenham vitamina C na sua composição, geralmente nos sabores citrus ou laranja, a exemplo dos sucos Yulo que possui também o sabor laranja com acerola, rico em vitamina C, e o suco de uva Yulo 100% Integral que não possui adição de açúcar e nem conservantes.

Para saber mais, acesse o site da marca.

Atividades ao ar livre:

O sedentarismo é um dos grandes inimigos da vida saudável. Por isso, fazer atividade física é importante em qualquer faixa etária. Para as crianças, isso pode ser facilmente uma diversão. Estimule a prática de esportes ao ar livre, andar de bicicleta, brincar de pega-pega ou esconde-esconde, nadar e por aí vai.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais