Literatura

'Ação Poética nas Comunidades 2014' acontecerá em Pirajá

Artistas que atuam com poesia e literatura integra às outras linguagens podem se inscrever para ministrar oficinas e fazem apresentações, em novembro

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


Poetas, escritores e artistas que têm trabalhos que mesclam literatura com outras linguagens podem se inscrever, até o dia 21 de setembro, para participar do evento 'Ação Poética nas Comunidades', que nesta edição de 2014, será realizado no bairro de Pirajá, no mês de novembro.

Idealizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), a ação será concentrada no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá. Por meio do concurso, serão selecionados oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para mostrarem oficinas neste espaço, além de performances durante o evento.
 
O projeto existe desde 2012 e nas edições anteriores já foram ocupados espaços, como Solar do Unhão e também os Alagados. Como o nome já indica, o Ação Poética nas Comunidades promove a intervenção artística e social usando a poesia, em seus diversos aspectos, estilos e abordagens, sempre beneficiando um bairro popular.

Nesta edição, a iniciativa leva para Pirajá três oficinas artísticas com carga horária de 15 a 20 horas, com 25 vagas cada uma. As aulas acontecem nos cinco primeiros dias e encerra com uma intervenção final no sexto e último dia. Este é um momento de integração entre os participantes das oficinas e artistas, além, é claro, da comunidade.

Todas as oficinas trazem temas variados relacionados à literatura e visam a integração desse segmento com outras manifestações artísticas. No dia da apresentação final também haverá participação de artistas visuais, audiovisuais, circenses, dançarinos, músicos e atores.  

Vale ressaltar que os três profissionais e/ou grupos selecionados para ministrarem as oficinas receberão cachê no valor de R$ 2,2 mil. Os outros cinco artistas e/ou coletivos selecionados para fazer apresentações e performances, terão remuneração de R$ 1 mil. As despesas de passagem e hospedagem para os que necessitarem viajar serão pagas pela FUNCEB.
 
Os candidatos podem se inscrever até 21 de setembro, gratuitamente. Mais informações: (71) 3324-8507 / literatura.funceb@funceb.ba.gov.br e www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Leia Também:
'A Coleção do Invísivel' é indicado ao Grande Prêmio da Academia de Cinema
Casa da Música do Abaeté completa 21 anos; Veja programação
Nicki Minaj bate recorde com videoclipe 'Anaconda'