Economia

Aprenda 5 dicas objetivas para poupar e fazer seu dinheiro render

80% dos trabalhadores brasileiros não conseguem poupar para realizar nenhuma forma de investimento

Agência O Globo

 Um levantamento feito pelo Instituto Axxus, em parceria com a Unicamp e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), mostrou que 80% dos trabalhadores brasileiros não conseguem poupar para realizar nenhuma forma de investimento, enquanto os outros 20% aplicam em algum fundo mensalmente, ou apenas quando sobra algum dinheiro no fim do mês. Mas, o que objetivamente, pode ser feito para fazer o dinheiro não sumir da sua vida no meio do mês? Aprenda 5 dicas objetivas:

— Estabeleça seus sonhos — hábitos saudáveis dependem diretamente da vontade de realizar sonhos – aqueles desejos esquecidos, às vezes quase abandonados, mas que são muito importantes para cada um de nós. Ter objetivos traçados é um estímulo para poupar todos os meses e realizar o que se deseja sem entrar em endividamentos e comprometer boa parte da renda com dívidas, o que pode levar à inadimplência.

Foto: Reprodução

— Coloque os objetivos no papel — liste esses sonhos e procure saber o quanto custará para realizar cada um deles. Tendo em mente quando — se daqui há quantos meses ou anos deseja realizar — você saberá o quanto precisará poupar mensalmente para todos eles simultaneamente. Isso nada mais é do que fazer um planejamento.

— Saiba onde economizar — faça um diagnóstico financeiro por 30 dias (ou 90, caso tenha renda variável). Anote todos os seus gastos, tanto os grandes quanto os pequenos, separando por tipo de despesas (como “refeições fora de casa”, “supermercado” e “celular”, por exemplo). Analise quais gastos pode reduzir ou eliminar para poupar. Converse com as crianças para que elas economizem água e energia elétrica e conservem seus materiais escolares e brinquedos.

— Conserve um hábito — Não poupe só se sobrar dinheiro. Se você estabeleceu como meta poupar 10% de sua renda mensal, tente separar com antecedência essa parte do dinheiro.

— Agende seus investimentos — É um recurso disponível na maioria das contas bancárias, e pode ser usado com caderneta de poupança, fundos de investimento e Tesouro Direto.