Fitness

Aprenda uma receita de bolo gelado de coco sem glúten e lactose

Receita leva de 30 a 45 minutos para ficar pronta e rende, uma média, de seis mini bolos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nos primeiros dias de frio bate aquela vontade de comer um docinho? Mas você quer comer seu doce sem se preocupar com as calorias? Aprenda uma receita simples e saborosa de bolo de coco sem glúten e lactose. Vamos lá!

Foto: Divulgação


Ingredientes

2 unidades de ovo 1/4 xícara (chá) de óleo de coco 3/4 xícara (chá) de adoçante xylitol 750 mililitros de leite de coco 1/3 xícara (chá) de farinha de amêndoa 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia 1 colher (sopa) de farinha de linhaça 1/3 xícara (chá) de fécula de batata 1/2 colher (sopa) de fermento químico • coco fresco ralado para decorar

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o óleo de coco e 1/2 xícara de xylitol até formar um creme. Em seguida, acrescente 250 ml de leite de coco, as farinhas e a fécula de batata. Quando a mistura ficar homogênea, adicione o fermento. Distribua a massa em forminhas de cupcake ou em uma fôrma de bolo pequena e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 25 minutos (fôrma de cupcake) ou 40 minutos (fôrma de bolo).

Enquanto isso, coloque 500 ml de leite de coco e o restante do xylitol em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até reduzir o líquido, por cerca de 10 minutos. Reserve. Retire os bolinhos do forno e faça pequenos furos com um palito de dente na superfície. Despeje a calda por cima e leve à geladeira até gelar. Ao servir, salpique o coco ralado.