Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > casamentos
Whatsapp Whatsapp
CASAMENTOS

Assessoria ou cerimonial? Entenda cada função para seu casamento

Existe uma diferença clara entre os dois trabalhos e é super importante que os noivos entendam cada um deles

• 06/11/2015 às 15:35 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para os noivos que estão no começo dos preparativos para o casamento, várias dúvidas vão surgindo e um dos assuntos mais questionados é a contratação de um cerimonial de casamento e assessoria, principalmente por desconhecer a diferença entre os dois trabalhos. A escolha do profissional vai depender do que você pretende para o seu casamento e da sua necessidade.Existe uma diferença clara entre os dois trabalhos e é super importante que os noivos entendam cada um deles. E para isso, o iBahia convidou uma especialista no assunto para esclarecer as principais questões. Com empresa na cidade de Luis Eduardo Magalhães, que fica a 796 km de Salvador, a assessora cerimonialista, Jô Castro, resolveu entrar no mundo do casamento através de uma amiga que pediu para que ela fizesse a assessoria da sua cerimônia por estar sempre à frente das confraternizações entre amigos.
A assessora cerimonialista, Jô Castro, junto com noivos em um dos casamentos organizados por ela e equipe
"De cara eu neguei o convite, mas no dia seguinte eu pesquisei sobre o assunto e me identifiquei. Imediatamente eu me matriculei e um curso online e em seguida em no presencial. Voltei para Luis Eduardo Magalhães e ainda fiz o casamento dela", lembra. Em pouco mais de um ano, Jô já assessorou aproximadamente 30 casamentos nas cidades do interior do estado, São Paulo e Tocantins. Sobre o papel de uma cerimonialista, Jô explica que é de responsabilidade dele coordenar toda a montagem do evento, fazendo valer tudo o que foi contratado pelos noivos. "A cerimonialista elabora junto aos noivos um cronograma de segmentos de ações que serão exercidas durante todo o evento, sendo na cerimônia religiosa e recepção, respeitando todas as observações dos noivos, é valido uma orientação do profissional porque ele sabe o que pode ser feito para o evento ser um sucesso evitando um fracasso", diz. Já sobre a função de assessora, a especialista conta que tudo que antecede o casamento é de responsabilidade desse profissional. "Primeiro a assessora faz um levantamento de orçamentos para apresentar aos noivos, isso respeitando a quantidade de convidados previsto e principalmente o briefing inicial que os noivos pretendem gastar", explica.Por ter a visão geral do casamento, é durante a preparação que todo o planejamento da assessoria é colocado em prática. "Eles orientam e asseguram os noivos para a melhor tomada de decisões na contratação de fornecedores que melhor irão atender a necessidade dos noivos. Ela fica responsável por orientar os noivos nas melhores decisões que antecede o casamento e depois compete especialmente à assessora cerimonialista, a supervisão geral de todos os serviços, objetivando o cumprimento dos respectivos contratos, de acordo com a vontade e expectativa dos noivos", explica.
Para que tudo dê certo, é preciso que os noivos se organizem e contratem um profissional o mais cedo possível
Mas para que tudo dê certo, é preciso que os noivos se organizem e contratem um profissional o mais cedo possível. "A assessora deve ser contratada desde o inicio do planejamento do evento. Costumo falar que o tempo ideal para organizar um casamento é com um ano de antecedência", explicou Jô. O casal deve também já ter a data do evento decidida e a cidade que será realizada a cerimônia. A escolha do profissional vai depender do que você precisa no seu casamento, da sua necessidade. E por isso, é bom que os noivos saibam que eles é quem determinam onde precisará de mais ajuda. "Os serviços contratados estão diretamente subordinados ao comando dos noivos, não cabe à assessora cerimonialista, tomar nenhuma decisão que represente qualquer alteração na organização do casamento ou custos adicionais, sem prévia e devida autorização dos noivos". Mesmo contratando os dois serviços, é importante que os noivos acompanhem todo o andamento da cerimônia para que não haja imprevistos e tudo saia da forma que o casal sonhou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASAMENTOS :

Ver mais em Casamentos