Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Christiana Figueres anuncia saída da convenção do clima das Nações Unidas

• 21/02/2016 às 7:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 10:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

figueres-ecod.jpg
Em dezembro, Figueres conduziu o processo do acordo climático acertado em Paris, na COP21
Foto: Sarah Fretwell/ONU

A secretária-executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, anunciou na sexta-feira, 19 de fevereiro, que deixará o cargo. Segundo nota no site da convenção, a costarriquenha, de 59 anos, permanecerá no posto até julho, quando termina seu mandato. Ela não quer solicitar um novo.

Em dezembro, Figueres conduziu o processo do acordo climático acertado em Paris, na COP21. "O Acordo de Paris é uma conquista histórica, erguida em anos de crescente desejo de se construir pontes de colaboração e solidariedade", disse ela, em carta enviada aos representantes de governos, ONGs, associações empresariais, de jovens, povos indígenas e demais grupos observadores das negociações da Organização das Nações Unidas (ONU).

No acordo, 195 países concordaram em reduzir a zero as emissões de gases-estufa em 2100, saindo dos combustíveis fósseis e sustentando as economias com energias renováveis.

Christiana foi figura-chave na construção do acordo de Paris

"Entramos agora em uma fase de urgente implementação", disse Figueres, que ficou seis anos como secretária-executiva da UNFCCC. Ela substituiu o holandês Yvo de Boer, que conduziu o processo até pouco depois da desastrada conferência de Copenhague (COP15), em 2009.

Figura-chave
Figueres, que em junho de 2013 visitou o Brasil, foi figura-chave na construção do acordo de Paris e em aparar confrontos entre ricos e pobres, grandes emissores e economias emergentes, e ouvir as demandas dos países-ilhas e das nações mais vulneráveis.

Segundo a agência Reuters, o economista britânico Nicholas Stern, que escreveu em 2007 um célebre estudo sobre o impacto da mudança do clima na economia, disse que Figueres "tem impressionante habilidade para ver para onde temos que ir e reunir a todos neste esforço".

O novo secretário-executivo será indicado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O cargo subirá um degrau na hierarquia das Nações Unidas e será alçado a subsecretário-geral. Pela lógica da ONU, o sucessor de Christiana deverá vir de um país desenvolvido.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade