Economia

Cinco canais de Youtube para entender o mundo dos investimentos

Para quem está buscando novas formas de investir, de cuidar da vida financeira e de poupar o bolso, existem canais de YouTube guiados por profissionais que transformam assuntos complexos em coisas simples. Confira a seleção especial

Por Jorge Barretto e Vanessa Brunt, do Não Óbvio

A quantidade de pessoas que entraram na bolsa de valores em 2020 bateu mais de 2,48

milhões em junho, o que representa uma alta de mais de 41% com relação ao mesmo período do ano passado. Essa busca crescente tem sido feita com diferentes interesses, seja para quem quer guardar dinheiro, para quem deseja diversificar as aplicações financeiras ou por quem quer planejar melhor a aposentadoria.

Conceitos como Renda Fixa, de Renda Variável, Fundos de Investimento, Day Trade e Swing Trade são alguns dos termos abordados no universo dos investimentos.

E, para quem tem curiosidade em aprender mais sobre essas possibilidades, o NÃO ÓBVIO separou canais lúdicos e práticos, que facilitam o entendimento. Confira:

1. O Primo Rico



Sendo um dos canais mais famosos do tema no YouTube, O Primo Rico nasceu em 2016 e busca abordar assuntos ligados à bolsa de valores. Os vídeos ensinam ao público detalhes sobre educação financeira e gestão de dinheiro.

A iniciativa de Thiago Nigro, fundador do canal, surgiu depois de ter tido uma experiência negativa no mundo dos investimentos e perder boa parte de seu patrimônio aos 18 anos.

O canal possui mais de 4 milhões de inscritos e mais de 181 milhões de visualizações no YouTube, atualmente é um dos maiores canais de investimento e finanças do país.

☌ Thiago também é autor do do livro do Mil ao Milhão e possui o podcast PrimoCast que também aborda assuntos ligado ao universo da gestão do dinheiro.

☌ Vídeos novos em todas as terças e quintas.

2. Jovens de Negócios



Gestão do dinheiro, investimentos, dicas sobre a bolsa de valores e empreendedorismo são as pautas principais desse canal que atualmente conta com mais de 1 milhão de inscritos.

O projeto foi criado em 2009, por Breno Perrucho, com o intuito de inspirar as pessoas a realizarem seus próprios negócios buscando a educação para obter mais confiança. O conteúdo é produzido com foco no público jovem e possui linguagem acessível buscando abordar conteúdos aparentemente complexos de forma simplificada.

Os vídeos vão desde como definir o quanto produzir, como aumentar seus lucros, utilizando as ferramentas mais eficientes de gestão de estoque, por exemplo, até como analisar os indicadores necessários para comprar ações de determinada empresa são alguns dos assuntos que Breno aborda no canal.

☌ Atualmente o canal está produzindo a série Jovens Milionários, que mostra a trajetória de vida de jovens empreendedores de destaque. Quem gosta de streaming de áudio pode conferir também o podcast Jovens de Negócios.

☌ Vídeo novos em todas as semanas.

3. Eu Quero Investir



O canal, comandado pelo Prof. Juliano Custodio e a equipe do EuQueroInvestir, disponibiliza conteúdo sobre instrumentos na prática e suas diferentes categorias, que envolvem o mercado financeiro – como rendas fixas, fundos de Inflação, fundos imobiliários, fundos de crédito, entre outros.

Com 153 mil inscritos, os vídeos mais populares no canal são: Aprenda a investir através da XP investimentos; Naji Nahas: O homem que quebrou a bolsa; e Tesouro Direto: aprenda tudo. As playlists criadas vão desde curiosidades sobre investimentos até como operar na prática no mercado de ações.

O canal realiza também lives sobre assuntos do mercado financeiro e traz a coluna Opinião de Gestor com convidados de diversas gestoras financeiras do Brasil.

☌ Para os aficionados em podcasts, o Eu Quero Investir também está presente no Spotify com o PodInvestir, que traz as notícias do mercado financeiro com pitadas de humor e irreverência.

☌ Vídeos novos em todas as semanas.

4. Favelado Investidor



Com o objetivo de mostrar que investir é para todos, o canal foca naquelas pessoas que tem pouco dinheiro e são iniciantes em investimentos. Murilo Duarte, o idealizador, é uma das principais referências entre o público jovem que se interessa por economia e bolsa de valores.

O projeto reúne dicas de educação financeira e quadros que mostram na prática como operar na bolsa de valores, como o Do 0 ao 100 mil. Com mais de 200 mil inscritos no YouTube o conteúdo produzido vai de explicar conceitos da esfera financeira, até exemplos do dia a dia que ajudam a contextualizar na prática como funciona esse universo.

☌ Existem, ainda, outros produtos que são frutos do canal, como o e-book Investimentos da Quebrada e as palestras que Murilo ministra.

☌ Vídeos novos em todas as terças e quintas.

5. Rafael Seabra



O educador financeiro e autor do best-seller Quero Ficar Rico, Rafael Seabra é quem toca o canal, que atualmente possui mais de 295 mil inscritos e mais de 480 vídeos.

Em seus vídeos, Rafael mostra como investir da mesma forma que ele: sem ter se preocupar com os gráficos, acompanhando notícias e estudando constantemente.

O conteúdo vai de análise de empresas para investir até como alocar suas reservas de forma inteligente. Vídeos que abordam a economia no país e no mundo ganham destaque, como: A falácia dos dividendos: o erro #1 que pode detonar sua estratégia de enriquecimento; e Coronavírus: quanto tempo vai levar até o mercado se recuperar.

☌ Vídeo novo em todas as semanas.

*Conteúdo divulgado em parceria com o site NÃO ÓBVIO