Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Cinco documentários inspiradores que podem mudar a sua vida

O EcoD incentiva um pensamento mais saudável e um estilo de vida mais sustentável. Pequenas atitudes como ler um livro, conversar com alguém ou assistir a um filme podem fazer com que as pessoas atentem-se a uma realidade até então desconhecida e isso mude a sua forma de pensar e/ou agir. Listamos cinco documentários capazes de fazer você ver a vida com outro olhar.

• 03/10/2013 às 13:45 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O EcoD incentiva um pensamento mais saudável e um estilo de vida mais sustentável. Pequenas atitudes ou grandes filmes e bons documentários podem fazer com que as pessoas atentem-se a uma realidade até então desconhecida e isso mude a sua forma de pensar e/ou agir.

Selecionamos cinco documentários, com base em uma compilação do site Hypeness e no nosso próprio acervo, que talvez possam transformar a sua vida. Conheça-os:

1. Muito além do peso

Já divulgado algumas vezes aqui no EcoD, o documentário Muito Além do Peso apresenta os malefícios que alguns alimentos, a exemplo das vendidas em fast foods, podem trazer a saúde humana, sobretudo às pessoas que começam a alimentar-se de forma errada e/ou exagerada.

2. Olhos Azuis

No documentário intitulado Olhos Azuis, a professora norte-americana Jane Elliott coloca pessoas de um grupo controlado para sentirem na pele o que as minorias sentem todos os dias de suas vidas, produto desse meio social que dilacera quem encontra-se à margem da sociedade e as põem como inferiores.

3. Earthlings (Terráqueos)

Earthlings (Terráqueos) é um documentário estadunidense de 2005, que mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. O trabalho compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.

4. Criança: A alma do negócio

O documentário Criança: A alma do negócio mostra como a criança se tornou essencial para a publicidade no Brasil. Segundo o trabalho, a indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, por isso, elas são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo desenfreado.

O resultado disso? Aos cinco anos, as crianças já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.

5. Como iniciar um revolução

Como iniciar uma revolução pode ser uma dica para o momento atual vivido no Brasil. O documentário é baseado nos ensinamentos de Gene Sharp, teórico indicado ao prêmio Nobel da Paz e autor de um livro que se dedica a mobilizar populações oprimidas para combater regimes autoritários por meio da não-violência.

O trabalho mostra exemplos de países que se livraram de governos ditatoriais ou opressores, além de fornecer dicas acerca de quais passos dar na busca para construirmos nações mais livres.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade