Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Com foco na alimentação saudável, EcoD e FJS lançam campanha Outubro Rosa na Bahia

• 01/10/2015 às 17:40 • Atualizada em 01/09/2022 às 1:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

campanha-lancamento-ecod.jpg
A cantora Gilmelândia (de rosa, ao fundo) e a Banda Didá animaram o público presente no lançamento da campanha
Fotos: Murilo Gitel/EcoD

O Instituto EcoD e a Fundação José Silveira (FJS) lançaram nesta quinta-feira, 1º de outubro, a sexta edição consecutiva do movimento Outubro Rosa na Bahia, com o objetivo de promover a saúde da mama e da próstata, tipos de câncer que mais atingem homens e mulheres no Brasil.

A largada da campanha Pense Rosa + Pense Azul foi marcada pela inauguração do Espaço Rosa, no quarto Piso do Shopping Barra em Salvador. O estande comercializará peças produzidas por mulheres oriundas das comunidades atendidas pelos projetos sociais da Fundação, durante a Oficina Rosa, e também pelo artista plástico Bel Borba. O valor das vendas será destinado para a causa.

"Estamos focando neste ano na questão da alimentação saudável e nos exercícios físicos, que conforme dados da ONU são aliados importantes na prevenção tanto do câncer de mama como no de próstata", destacou na abertura do evento a diretora de Relações Institucionais do EcoD, Ines Carvalho. "Os homens costumam deixar o cuidado com a saúde de lado, o que é um problema. Esse papel de incentivá-los a fazer os exames costuma vir das mulheres", observou.

campanha-lancamento-interna-ecod.jpg
A diretora de Relações Institucionais do EcoD, Ines Carvalho, destacou o foco que a campanha terá em 2015: a alimentação saudável e os exercícios físicos

O lançamento da campanha Pense Rosa + Pense Azul na Bahia ainda contou com um pocket show da cantora Gilmelândia, madrinha da iniciativa, e com a apresentação da Banda Didá

O presidente da FJS, Geraldo Leite, lembrou que o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos (década de 1990) e o Novembro Azul na Austrália (2003), e que hoje ambos os movimentos são um sucesso em todo o mundo. "O câncer de mama é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e afeta predominantemente as mulheres. Já o problema do câncer da próstata é o preconceito que o gênero masculino costuma ter com o exame de toque retal", ressaltou.

Diagnóstico precoce
Leite, que é médico, também lembrou da importância do diagnóstico precoce, capaz de aumentar as chances de cura. "A FJS está pensando rosa e azul", concluiu, ao citar as cores simbólicas dos movimentos de combate ao câncer de mama e da próstata.

O lançamento da campanha Pense Rosa + Pense Azul na Bahia ainda contou com um pocket show da cantora Gilmelândia, madrinha da iniciativa, e a com a apresentação da Banda Didá - grupo percussivo formado exclusivamente por mulheres.

Durante o mês, serão realizadas ações de sensibilização junto à população em relação aos cuidados com a saúde. Também serão iluminados na cor rosa o Hospital Santo Amaro, em Salvador, e a Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, unidades da FJS, além do Elevador Lacerda, as estátuas das Gordinhas, o Cristo da Barra e o Shopping Barra.

Uma simples mudança pode ajudar na prevenção do câncer de mama. Inclua estes alimentos no seu dia a dia:

  • Linhaça;
  • Frutas;
  • Alimentos integrais;
  • Ômega 3 (peixes como Cavala, Sardinha e Arenque);
  • Açafrão;
  • Soja;
  • Alho e cebola;
  • Vegetais.

outubrorosa-ecod.jpg

Movimento global
A iniciativa integra o movimento internacional Outubro Rosa, que iniciou na Califórnia, em 1997, e se difundiu no mundo com a iluminação rosa de monumentos públicos, a exemplo da Torre de Pisa, na Itália, e do Arco do Triunfo, na França.

O objetivo é chamar a atenção para o câncer de mama, cujas estimativas por meio do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são de 57.120 novos casos em 2015 no Brasil. A instituição projeta, ainda, 68.800 ocorrências de câncer de próstata para o país no mesmo período.

Na Bahia, a campanha Pense Rosa + Pense Azul conta com o apoio do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), Gastromotiva, Shopping Barra, Barber Beauty, Revista B+ e TV Aratu/SBT.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade