#todosjuntos

Confira dicas para seu negócio sobreviver à quarentena

Com os consumidores em casa, muitos empresários buscam soluções para sobreviver a esse período

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Por conta do coronavírus, nossa rotina mudou nas últimas semanas e isso afeta diretamente as empresas. Com os consumidores em casa, muitos empresários buscam soluções para sobreviver a esse período de quarentena. 

Para ajudar quem tem negócios a passar por essa crise econômica sem risco de quebrar, separamos dicas de especialistas sobre o que fazer durante a quarentena.

Antes de mais nada, não se desespere

É comum, diante de uma situação de anormalidade e incertezas, ficarmos ansiosos e preocupados. Mas a dica da estrategista de carreira e negócios Ell Branco é não se desesperar. "O desespero não vai pagar suas contas. Se desesperar não vai fazer os negócios acontecerem nem trazer clientes", disse ao Valor Investe.

Negocie prazos

É hora de negociar a data do pagamento do empréstimo, por exemplo. Muitos bancos já têm aberto a possibilidade de estender e negociar. Além disso, lembre-se dos fornecedores e do aluguel do estabelecimento. Com mais tempo, será mais fácil achar saífas para colocar as finanças em dia. 

Planeje-se!

Muitos pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos têm dificuldade de se planejar e essa pode ser a principal razão de uma possível "quebra". Por isso, utilize esse tempo para fazer um planejamento. Considere nesse planejamento uma possível mudança nos hábitos de consumo, já que os reflexos da crise atual ainda são desconhecidos.

Invista no marketing digital

Com todos em casa, a internet tem sido a grande aliada não só para distração, mas também para os negócios. Ou seja, ou por redes sociais ou por um e-commerce, é hora de investir nas vendas online. Pense em implementar um serviço de delivery ao seu negócio para mantê-lo ativo.

Faça promoções

Nesse momento, a situação não está fácil para ninguém. O seu consumidor também pode estar passando por dificuldade, por isso, investir em promoções para atrair novamente o cliente é uma boa opção. Isso também vale para serviços que podem ser adquiridos por um valor promocional para serem utilizados quando a pandemia passar.

Economize

É um momento delicado e de instabilidade, então, mesmo que você não seja uma microempresário ou um profissional autônomo, essa dica também serve para você. Se possível, faça uma reserva de emergência.