Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Dispositivo feito no Brasil ajuda monitorar gastos com conta de luz

• 26/06/2015 às 8:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

dispositivo-ecod.jpg

Em uma época em que o preço da tarifa de energia elétrica está lá nas alturas, que tal uma tecnologia capaz de auxiliar residências e empresas a reduzirem seus gastos entre 30 e 50% do valor? Assim é Quadro de Distribuição Digital (Q2D), um aparelho desenvolvido pela empresa brasileira Photon Tic – Energy Solutions, uma residente na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Como funciona? Basta conectar o dispositivo a disjuntores e ele passa a monitorar o consumo de eletricidade em tempo real. Dessa forma, o consumidor pode cuidar e controlar o consumo de luz, até reduzir ao máximo o desperdício.

dispositivointerna-ecod.jpg"A inovação do Q2D consiste em permitir ao usuário o gerenciamento e a supervisão de todo circuito elétrico instalado em uma empresa ou residência. O cliente terá acesso a todas as medições, leituras e alarmes com informações individualizadas por circuito elétrico e/ou o valor do gasto total de energia elétrica medida", explica Neiriberto Azevedo, um dos sócios da Photon.

"Todo gerenciamento ficará acessível via internet e celular, através de relatórios e gráficos indicando a necessidade de reduzir o consumo de energia, assim como realizar manutenções no produto que apresentar falha", acrescenta Azevedo.

Atualmente a empresa conta com um estoque superior a 500 aparelhos. O produto está sendo vendido sob encomenda na empresa e em breve, será oferecido em grande escala por uma rede de distribuidores em todo o Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade