Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Educação para mudar o mundo

• 11/09/2015 às 8:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 9:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

andre-ecod.jpg

Educação é a chave para o desenvolvimento da sociedade.

Foi com isso em mente que o André, jornalista de 24 anos, viajou por 9 países para conhecer e compilar formas diferenciadas de ensino que poderiam servir de modelo para o Brasil.

A história começou quando ele decidiu, em 2011, organizar o primeiro TEDxJovem@Ibira (o TED é um modelo de evento criado nos EUA em 1984 com a missão de apresentar “ideias que merecem ser espalhadas” — e se espalhou por todo o mundo).

No encontro, ele conheceu pessoas que compartilhavam seu interesse pelos rumos da educação — e assim surgiu o coletivo Educ-Ação.

“A gente colocou ênfase na palavra ‘ação’ porque, sem dúvidas, sentimos falta de mais ação”, explica o jornalista.

A primeira investida do coletivo para colocar teorias em prática, então, foi promover uma captação de recursos via crowdfunding que financiou uma viagem por 5 continentes (passando por cidades do Brasil, além de Argentina, Estados Unidos, Suécia, Inglaterra, Espanha, Indonésia, Índia e África do Sul) visitando instituições de ensino inovadoras.

O resultado dessa empreitada está registrado no livro A Volta ao Mundo em 13 escolas, disponível para download gratuito na internet.

Nele estão reunidas observações transformadoras como a de que qualquer espaço (ruas, praças, casas, livrarias) pode ser usado como um espaço de aprendizagem.

Isso abriu caminho também para a criação da Virada Educação, projeto que promoveu mais de cem atividades educativas em praças, ruas e espaços culturais do centro de São Paulo.

“Ficou claro para a gente que é importante transbordar a ideia que temos de educação”, defende André.

Este texto foi publicado originalmente em www.medium.com/itau

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade