Educação em Movimento

Em 2015, o Enem terá 11% a menos de candidatos em relação a 2014

Especula-se que essa redução de inscrições seja decorrente do aumento na taxa cobrada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Muitos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, ficam preocupados com a concorrência. A boa notícia é que em 2015 serão 7.746.057 candidatos, 11,2% a menos do que em 2014. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse dado quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.

Evolução de inscritos no Enem desde 2009


Especula-se que essa redução de inscrições seja decorrente do aumento na taxa cobrada: em 2004 o valor era de R$ 35, e este ano subiu para R$ 63. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), essa foi a forma encontrada pelo governo federal para tentar reduzir a taxa de abstenção e os custos do exame.


Educação em Movimento

Estudantes baianos que estão se preparando para o Enem podem participar do Educação em Movimento. O projeto, que em 2015 completa cinco anos, promove aulões gratuitos em diversas cidades do interior do estado. Barreiras e Vitória da Conquista já foram contempladas. As próximas a receber a ‘caravana do conhecimento’ são: Juazeiro, Feira de Santana, Salvador e Itabuna.


Como participar do Educação em Movimento

No interior, os alunos devem procurar a direção das escolas estaduais de ensino médio. Em Salvador, um balcão de evento em um shopping ainda não confirmado para distribuir o ingresso, mediante apresentação de comprovante de escolaridade do ano vigente.


Durante as aulas do Educação em Movimento, grupos locais realizarão apresentações musicais nos intervalos das aulas. Em Salvador, artistas de destaque já tocaram no projeto, como a banda Adão Negro, Saulo, Margarete Menezes, Babado Novo e Tuca Fernandes.


Programe-se!

30/set - Juazeiro | Espaço Multieventos UNIVASF

06/out - Feira de Santana | Auditório UEFS

14/out - Salvador | Arena Fonte Nova

20/out - Itabuna | UESC