Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Enem 2018: veja cinco dicas para gabaritar a prova de Espanhol

Para fazer uma boa prova, é ideal que o estudante faça revisão e aprofundamento de estruturas gramaticais básicas do espanhol

Redação iBahia • 06/06/2018 às 21:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 19:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

De caráter interpretativo e composta por cinco textos diversos, a prova de Espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio pode esconder algumas armadilhas. De acordo com João Carlos Luz, professor de Espanhol do CEL International School, a principal delas é a tradução de expressões idiomáticas e os temidos falsos cognatos, sendo importante o aluno revisar e se aprofundar nas estruturas gramaticais básicas, principalmente as que pontualmente diferem das estruturas portuguesas, já que em sua maioria, se assemelham. Confira cinco dicas para o aluno ter sucesso na prova de Espanhol do Enem-2018:

1- Entenda as particularidades das estruturas gramaticais

Para fazer uma boa prova, é ideal que o estudante faça revisão e aprofundamento de estruturas gramaticais básicas do espanhol, como artigos, conjunções, pronomes e suas contrações. Um exemplo são palavras que, em português, correspondem ao gênero masculino, mas, no espanhol, passam para o feminino. Caso comum é o de “la costumbre”, que, traduzida, significa “o costume”. Uma questão pode pedir, por exemplo, que seja indicado o pronome ideal para essa expressão e, caso o vestibulando não esteja ciente da diferença, pode acabar errando.

2- Fique atento aos sinônimos e falsos cognatos

Diversos assuntos podem ser melhor dominados se o estudante se dedicar um pouco mais a adquirir vocabulário. O Enem pode pedir, por exemplo, que o aluno indique o melhor sinônimo para a palavra “todavía” e dar, entre as opções, respostas como “Sin embargo” (porém) e “Aún” (ainda). Quem estiver melhor preparado saberá que “Todavía” é um falso cognato e não significa “todavia” e sim “ainda” e, com isso, conseguirá garantir um ponto importante na prova de espanhol.

3- Conheça melhor as expressões idiomáticas

Mais uma dica importante ligada à aquisição de vocabulário. Quando lemos em português, podemos nos deparar com expressões idiomáticas que não conhecemos. Em alguns casos, é possível entender o sentido daquela expressão pelo contexto; em outros, porém, não conhecer o sentido exato pode comprometer toda a leitura. Com o espanhol não é diferente. O aluno muito dificilmente vai conhecer todas as expressões idiomáticas presentes no texto, mas quanto mais ele dominar, menor são as chances de errar. Por isso vale assistir a filmes e fazer leituras que o deixem mais íntimo das expressões presentes no espanhol oral, que costuma aparecer em charges e crônicas, por exemplo.

4- Familiarize-se com os gêneros textuais

A prova de espanhol do Enem é, basicamente, uma prova de interpretação de texto, o que faz com que a bagagem de leitura seja indispensável. Muitas vezes, o aluno erra não por não saber espanhol, mas por ter dificuldades para ler até mesmo em português. Por isso, é importante que esteja familiarizado com os diferentes gêneros textuais que podem cair na prova. No geral, é mais comum nos depararmos com textos informativos e jornalísticos, mas também costuma cair poesia, letras de música, artigos de opinião, charges, dentre outros.

5- Conheça a cultura hispânica

Ter conhecimentos gerais sobre os países e as culturas hispânicas ajuda muito em uma prova onde a interpretação de texto é o carro-chefe. Ler jornais locais, como “Clarín”, da Argentina, ou “El País”, da Espanha, pode ajudar nessa tarefa. Alguns autores também são recorrentes no vestibular, como o jornalista uruguaio Eduardo Galeano, autor do emblemático livro “As Veias Abertas da América Latina”. Vale ainda conhecer melhor o trabalho de autores da escola literária do Realismo Fantástico, como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez. Quem estiver mais próximo de tudo isso, com certeza terá mais chances de compreender e dominar melhor a prova.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação