Educação

Enem: já estudou tudo? Então agora é hora de relaxar

É recomendado que os mais ansiosos revisem os assuntos da prova com moderação. Ler textos sobre atualidades ou resolver algumas questões de simulados disponíveis pode ajudar

Raquel Saraiva, do Correio 24h

O melhor é cuidar da mente e do corpo neste dia que antecede as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa é a dica de Ana Paula Marques, coordenadora do 3º ano do ensino médio do Colégio Antônio Vieira, parceiro do SAS Plataforma de Educação. “Todo o estudo e treinamento necessário já foi feito. Então, o melhor é cuidar da mente e do corpo”, diz ela.

“É importante lembrar que essa prova de amanhã (domingo) é longa e cheia de textos. Estar disposto e produtivo durante toda a avaliação torna-a menos cansativa e a resolução fica mais profícua”, resume Ana Paula. 

A estudante do Colégio Portinari Leticia Luzbel, 17 anos, que vai tentar uma vaga no curso de Direito, conta que vai tirar um tempo para assistir a filmes. “Vou fazer algumas questões e revisar os últimos assuntos, mas também vou assistir a um filme leve para relaxar e esfriar a cabeça”, contou.

É recomendado que os mais ansiosos revisem os assuntos da prova com moderação. Ler textos sobre atualidades ou resolver algumas questões de simulados disponíveis pode ajudar. 

No dia, até os lanches dos candidatos serão vistoriados, antes da entrada nas salas. As embalagens dos industrializados devem estar lacradas. “O lanche precisa ser adequado para o momento, como lanches rápidos que não tirem a concentração em relação às leituras. Quanto à água, é necessário também consumir sem o excesso para não precisar ir ao banheiro muitas vezes. Isso distrai”, fala Ana Paula.

“Vou levar um sanduíche leve, que não tenha cheiro forte e que a embalagem não faça barulho, para não atrapalhar as outras pessoas na sala”, contou o estudante Felipe Sepúlveda, que vai tentar uma vaga no Bacharelado Interdisciplinar de Humanas na Ufba.

Saia de casa mais cedo para evitar engarrafamentos - causados pelo fluxo de candidatos para os locais de prova ou pela chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado ou parcialmente nublado amanhã, com pancadas de chuva isoladas. As temperaturas devem permanecer entre 23°C e 30°C. 

Confiança também ajuda: “Tô bem nervosa, porque a cobrança é muito grande, mas estudei bastante o ano todo, então, o resultado vai ser bom”, conta Rafaela Fernandes, 18, que vai tentar uma vaga no curso de Odontologia.


Técnicas de relaxamento

Para aliviar a ansiedade e aguentar a maratona de 5h30 de provas nesse primeiro domingo de Enem, o candidato pode fazer alongamentos durante o exame. “Sentado e se segurando no encosto da cadeira, o candidato pode torcer o tronco - é bom fazer de olho fechado ou avisar ao fiscal para não ter problemas”, sugere a instrutora de ioga Lara Raphaele.

Movimentos simples são capazes de abrandar o cansaço e reduzir dores em partes do corpo. “É recomendado fazer rotação dos ombros para frente e para trás”, diz ela. Vale fazer uma pausa quando as mãos estiverem cansadas.

Nessa sexta-feira (3), o colégio Portinari contou com um aulão de ioga pré-Enem, e os alunos aprovaram a iniciativa. “A aula foi fundamental para acalmar a ansiedade, alivar a tensão e ainda aprender algumas técnicas de respiração que podem nos ajudar no dia”, contou a estudante Letícia Luzbel.

Para aliviar a tensão no pescoço e deixar o candidato mais relaxado, a instrutora recomenda ainda deixar os ombros relaxados: “Solte a respiração e faça a rotação do pescoço para o lado esquerdo e para o lado direito”. Outra opção é colocar o queixo sobre o peito e as mãos com os dedos entrelaçados atrás da cabeça, deixando o peso dos braços alongar a região posterior do pescoço e do restante do corpo.