Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Especialista explica quatro doenças causadas por estresse

Marília Acioli, dermatologista, garante que coceiras, inflamações e manchas podem ser desenvolvidas por causas emocionais

Redação iBahia • 10/11/2018 às 7:01 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Anda com os nervos à flor da pele? Cuidado para não desenvolver nenhum problema de saúde. A dermatologista Marília Acioli, da Clínica Osmilto Brandão, explicou que coceira, inflamações e manchas podem ser desenvolvidas por causas emocionais. Veja as doenças de pele causadas por estresse mais comuns.
Foto: reprodução
Urticária: marcada pelo aparecimento de placas avermelhadas na pele acompanhadas de coceira intensa, irritação e inchaço. Estresses, frustrações e tensões são fatores que influenciam no desenvolvimento da doença.
Vitiligo: aparecimento de manchas esbranquiçadas decorrentes da perda de melanócitos (células que produzem melanina – pigmento que dá cor à pele). Situações de estresse podem ser um gatilho para a doença: se a pessoa tiver tendência genética a desenvolver, ela pode se manifestar após uma situação de tensão.
Dermatite seborreica: inflamação da pele acompanhada por vermelhidão, coceira e descamação em áreas do corpo com maior concentração de glândulas sebáceas como em torno do nariz, nas sobrancelhas, atrás da orelha, na face e no peito. No couro cabeludo é o que popularmente chamamos de caspa. Estresse elevado podem desencadear os episódios.
Alopecia areata: perda de pelos e cabelos deixando falhas bem delimitadas em formato arredondado. É comum aparecer no couro cabeludo. Traumas ou situações de estresse podem desencadear o problema. Uma dica da especialista é: “se seu cabeleireiro te sinalizou que há uma área que está sem crescimento de cabelos, é importante procurar um dermatologista para avaliar”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde