Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Itabuna é conhecida por ser um polo médico e de educação

Itabuna se destaca com industrias de grande porte como Nestlé, Kissex, Produtos Padim, Delphi Cacau, Cambuci S/A (Penalty) e TriFil

• 19/11/2013 às 19:51 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O povoamento começou quando a região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em 1857, em meio à mata que então era desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria. O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino" e José Firmino Alves. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, e a eles se atribui a fundação cidade.

População estimada 2013: 218.124
Área da unidade territorial (km²):
432,244
Produto Interno Bruto (PIB): 2,582,489
Principais Atividades Econômicas:
centro regional de comércio, indústria e de serviços, cultivo de cacau (Depois de grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa, a cidade tem buscado alternativas econômicas, com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras). Se destaca com industrias de grande porte como Nestlé, Kissex, Produtos Padim, Delphi Cacau, Cambuci S/A (Penalty) e TriFil, se consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação.

Dados Ambientais (geografia)

Bioma: Mata Atlântica
Clima: Tropical Úmido


Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais