Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Relembre os melhores momentos das novelas em 2012

Gabriela, Cheias de Charme, Salve Jorge, Lado a Lado e Avenida Brasil estão entre os destaques do ano

• 31/12/2012 às 9:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 23:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O ano de 2012 ficará registrado para sempre na memória dos autores de novela. O motivo? Simplesmente porque as tramas globais estiveram no auge do sucesso, arrancado suspiros dos telespectadores. Como se esquecer da curica, das empreguetes, da Gabriela com cheiro de cravo e da cor de canela, além da vilã mais adorada de todos os tempos, a Carminha? Pensando nisso, o iBahia preparou um especial com as melhores tramas que marcaram o ano. Confira:
Cheias de Charme
A trama entrou na grade de programação da TV Globo para revolucionar a história das telenovelas do Brasil. Com um toque de humor e de interatividade, o clipe oficial da música 'Vida de Empreguete', rendeu mais de 1 milhão de visualizações no 'Youtube', o que não poderia deixar de ser um marco histórico na telinha.
Partindo para a trama, escrita pelos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, como não gostar das três empregadas mais charmosas de todos os tempos? Cida (Isabelle Drummond), Penha (Taís Araújo) e Rosário (Leandra Leal) sonhavam em conquistar seu espaço e conseguir
Com certeza, esse será o trio que ficará na mente de cada um. Três jovens que realizaram seus sonhos de vida através de um grupo musical, As Empreguetes. Com o lema "Dias de empreguetes, véspera de madame", muitas mulheres se identificaram com a história das protagonistas, entre elas, a baiana Marilene, que venceu um concurso para fazer uma participação na novela.
Apesar de serem tão unidas, as três viviam situações diferentes. Rosário, por exemplo, ficou entre idas e vindas com Inácio (Ricardo Tozzi), além de ser fã incondicional do cantor Fabian (Ricardo Tozzi). Penha, por sua vez, era mãe do pequeno Patrick (Nicolas) e vivia uma relação conturbada com Sandro (Marcos Palmeira). Já Cida, sonhava em encontrar um príncipe encantado, até que descobriu que não vivia em um conto de fadas, após ser enganada pelo amor Conrado (Jonatas Faro).
Não poderia deixar de fora a curica Socorro (Titina Medeiros), fiel escudeira da madame Chayene (Cláudia Abreu) que, juntas, conseguiram arquitetar diversos planos para tentar acabar com os sonhos das Empreguetes. Mas a amizade falou bem mais alto e mesmo contra todas as armações, Penha, Cida e Rosário seguiram com a amizade e voltaram a ser inseparáveis.
Com tanto sucesso, o folhetim ganhou DVD para os fanáticos de plantão e, no especial de Natal - exibido dia 25 -, o trio voltou para participar do show do cantor Roberto Carlos. Mas elas não estavam sozinhas. As brabuletas Chayene e Socorro também estavam no palco e, Chay até roubou um selinho do Rei.
Outros grandes atores também participaram da novela, entre eles: Malu Galli, Tato Gabus Mendes, Alexandra Richter, Bruno Mazzeo, Daniel Dantas, Leopoldo Pacheco, e Aracy Balabanian, além do baiano Fábio Lago.
Gabriela
Uma das obras de grande sucesso do escritor baiano, Jorge Amado, voltou com tudo como remake em 2012. Para a protagonista, o autor da trama, Walcyr Carrasco, escolheu ninguém menos que a atriz Juliana Paes. Ao lado dela, o ator Humberto Martins deu a vida ao turco Nacib, o qual Gabriela se encantou desde o primeiro momento em que o viu. Para o lançamento da microssérie, o local escolhido não poderia ter sido outro senão a Bahia, ou melhor, Salvador. Para isto, o restaurante Amado, na Avenida Contorno, foi caracterizado especialmente para receber os principais atores da novela.
Por falar na novela, não faltaram comentários sobre a minissérie. O folhetim foi alvo de críticas e elogios, mas não deixou de fazer sucesso com o público brasileiro. A trama trouxe também uma novidade diretamente da Bahia: a cantora Ivete Sangalo, interpretando a dona do Bataclã, Maria Machadão. Alguns outros atores baianos também estiveram na trama, como: Emanuelle Araújo, Harildo Déda, Frank Menezes, Jackson Costa, Jhe Oliveira, Clara Paixão e Widoto Áquila.
Entre os destaques durante a novela, está o bordão: "Deite que eu vou lhe usar", declamada pelo Coronel Jesuíno (José Wilker) e que foi sucesso nas redes sociais. Além do Coronel, outro personagem que gerou comentários foi a fofoqueira Dorotéia (Laura Cardoso) que, com o seu discurso moralista, conquistou a todos. Como esquecer suas palavras: "Jesus, Maria, José" e "Quem nasceu pra ser quenga, nunca há de ser da sociedade"?
Houve também os momentos de romance, protagonizados por Lindinalva (Giovanna Lancellotti) e Juvenal (Marco Pigossi), além do amor impedido de Gerusa (Luiza Valdetaro) e Mundinho Falcão (Mateus Solano). A busca pela liberdade feminina também foi citada na trama, com foco principal na personagem Malvina (Vanessa Giácomo).
Como deixar de falar também das cenas cômicas de Tonico Bastos (Marcelo Serrado) e sua esposa, Olga Bastos (Fabiana Karla), do professor Josué (Anderson di Rizzi) e da fogosa Glorinha (Suzana Pires), que por sinal foram enxotados para rua pelo Coronel Coriolano (Ary Fontoura). Por sinal, os três finais da trama foi mostrada em uma matéria especial feita pelo iBahia. Confira!
Lado a Lado
Com a direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Vinícius Coimbra, a trama entrou para mostrar ao público um pouco mais das décadas passadas, onde as necessidades das pessoas eram medidas apenas por suas condições financeiras e sociais. A história é focada nos dramas de Isabel (Camila Pitanga), que é uma jovem batalhadora que trabalha desde os 14 anos, sabe ler e fala francês, e de Laura (Marjorie Estiano), que é de família rica. O problema maior de Isabel é com o seu amor, o capoeirista e barbeiro Zé Maria (Lázaro Ramos). Já Laura, vive um drama com Edgar (Thiago Fragoso).
Além dos protagonistas da trama, outro casal também chama a atenção do público: Carlos Guerra (Emílio de Mello) e Celinha (Isabela Garcia), que fazem o relacionamento ser a parte engraçada da novela. Destaque também para o jovem Albertinho (Rafael Cardoso), afinal de contas o rapaz é um galanteador barato, que não sabe qual mulher quer.
Há também os vilões, que não pode ficar de fora, não é mesmo? Constância (Patrícia Pillar), que faz de tudo para conseguir o que quer; Fernando (Caio Blat) e Catarina (Alessandra Negrini), que tentam a todo custo destruir a vida de Edgar (Thiago Fragoso); e Bonifácio Vieira (Cassio Gabus Mendes) que, não deixa de mostrar sua revolta contra seu filho Fernando.
Por fim, a novela conta também com grandes atores, entre eles: Maria Padilha, Milton Gonçalves, Werner Schünemann, Zezeh Barbosa, Débora Duarte, além do ator baiano, Jhe Oliveira, que fez uma participação especial no folhetim das 18hs.
Salve Jorge
Um tema tão chocante é o enredo principal da atual novela das 21hs: o tráfico de pessoas. Como tocar neste assunto sem agredir o telespectador? Isso só Glória Perez, autora do folhetim, pode responder. A escritora buscou mostrar um lado que muitos não conhecem. Aquelas meninas que sonham com uma vida melhor e buscam isso fora do Brasil, sem saber das consequências por sua escolha. Glória escolheu contar a história de Morena, interpretada pela atriz Nanda Costa, que por sinal foi alvo de críticas da população. Deixando os comentários de lado, Nanda mostra na trama a vida de uma jovem que é mãe solteira e moradora da comunidade do Alemão. Ao saber que sua casa está para ser vendida, a moça deixa o amor Théo (Rodrigo Lombardi) no Rio e parte em busca de dinheiro no exterior.
As responsáveis pelo pior momento da vida de Morena são as vilãs Wanda (Totia Meirelles) e Lívia (Claudia Raia), a chefe do tráfico de mulheres e bebês. Como comparsas delas estão: Russo (Adriano Garib) e Irina (Vera Fish), que também foi traficada para o exterior.
O enredo mostra ainda a triste história de Aisha (Dani Moreno), que foi arrancada de sua mãe biológica, Delzuite (Solange Badin), e levada ainda quando criança para ser cuidada por Berna (Zezé Polessa) e Mustafá (Antonio Calloni). Para investigar todas essas histórias da novela: a delegada Helô (Giovanna Antonelli), que terá sua morte arquitetada pela megera Lívia.
Um destaque na trama é a personagem Jéssica (Carolina Dieckmann), que antes de começar a novela já tinha sua morte confirmada. A moça faz parte do núcleo das traficadas, assim como a ex-morena do É o Tchan, Juliane Almeida. Outros dois destaques são: Bruna Marquezine, que arranca suspiros dos homens quando grava interpretando a funkeira Lurdinha, e Thammy Miranda que estreia na TV como atriz e vive o papel da policial Joyce.Mas não foram só as críticas contra Nanda Costa que chamaram a atenção na novela. Há boatos também de que alguns atores do folhetim estariam pedindo para sair. O motivo seria o simples fato de ter pouco destaque.
Além dos citados, a novela conta também com: Flávia Alessandra, Alexandre Nero, Domingos Montagner, Cleo Pires, Dira Paes, Nicette Bruno, Stênio Garcia e Nívea Maria, além do retorno das atrizes Cristiana Oliveira e Narjara Turetta nas telinhas.
Avenida Brasil
Não poderíamos deixar de falar da novela que ficará registrada na história da televisão brasileira. Uma trama que rendeu comentários em vários países e até os famosos não deixaram de falar sobre o folhetim em suas redes sociais. Uma história de vingança, amor e ódio foi a cartada certa, afinal de contas os telespectadores estavam à procura de algo novo. E foi isso que o autor da novela fez. Quem vai esquecer a pequena Rita, que foi abandonada no lixão ainda quando criança? Lá ela conheceu seu grande amor, Jorginho, além de sua fiel escudeira, Mãe Lucinda (Vera Holtz) e do cafajeste Nilo (José de Abreu).
Quem poderia imaginar que Rita se tornaria uma mulher e retornaria como Nina (Débora Falabella) em busca de vingança? Apesar de tudo que tinha de errado com ela, a maior vilã de todos os tempos, Carminha (Adriana Esteves), foi a mais adorada por todos. Como esquecer a cena em que a megera enterra Nina viva? E a reviravolta da protagonista, que distribuiu pela sala da mansão as fotos da vilã com seu amante, o vigarista Max (Marcelo Novaes)? Deixando de lado um pouco desse clima de tensão, como deixar de fora o atrapalhado Leleco (Marcos Caruso) que, no auge da idade, buscou um relacionamento com uma mulher mais jovem, Tessália (Débora Nascimento), mas acabou mesmo com o seu antigo amor, Muricy (Eliane Giardini)? Além dele, destaque também para o seu filho Tufão (Murilo Benício). Quem poderia conhecer uma pessoa tão inocente? O jogador foi enganado durante anos, mas conseguiu ser feliz no final da trama.
Aplausos para a atriz Cacau Protásio que, em sua estreia na televisão, interpretou a empregada fofoqueira Zezé. Foi com o hit "Eu quero vê, tú me chamar de amendoim" que a moça conseguiu ganhar destaque e ser a revelação da novela. Ela até brincou dizendo que deixaria de ser atriz para virar MC Amendoin. Quase isso. Cacau até esteve na capital baiana para se apresentar em uma boate como DJ.
Não podemos deixar de fora também o inexperiente Adauto (Juliano Cazarré). O rapaz não escondeu de ninguém que não conhecia muito sobre a língua portuguesa. Somente um segredo o rapaz conseguiu guardar por alguns anos: ele usava chupeta. Um mistério também foi revelado no último dia da trama: o assassino de Max. Há também quem goste do esperto Carlos Eduardo (Alexandre Borges), mais conhecido como Cadinho. O empresário enrolou suas três esposas: Verônica (Débora Bloch), Noêmia (Camila Morgado), e Alexia (Carolina Ferraz), mas no final não conseguiu fugir. Engana-se quem pensa que só houve um casal diferente no folhetim. Quem não se lembra do triângulo: Suelen (Isis Valverde), Leandro (Thiago Martins) e Roni (Daniel Rocha)? Apesar de muitos comentários, o trio conseguiu se firmar e conquistar o público.
Com o fim da novela, dois casais permaneceram juntos após concluir as gravações. Débora Nascimento e José Loretto - viveu Darkson -, e Débora Falabella e Murilo Benício, que fizeram questão de dizer que estão praticamente casados.
Enfim...Para se ter uma noção de tanto sucesso que 'Avenida Brasil' fez, que a história foi eleita a novela mais vista dos últimos cinco anos. Chegar ao ponto do comício com a presença da presidente Dilma Roussef ter seu horário alterado, devido ao fim da novela, não é para todos!
Com isso, a trama de João Emanuel Carneiro conseguiu algumas conquistas: ser o assunto mais comentado no Facebook entre os brasileiros em 2012, ser homenageada por escola de samba no Carnaval de 2013, além ganhar repercussão internacional.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto