Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > economia
Whatsapp Whatsapp
ECONOMIA

Sabe de onde vem o nome Black Friday?

Dia recheado de promoções nasceu nos Estados Unidos

Redação iBahia • 29/11/2019 às 14:53 • Atualizada em 29/08/2022 às 8:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Black Friday se popularizou no Brasil e em vários países nesta década, mas você sabe começou a megaliquidação que ganhou fama mundial? A superpromoção foi criada nos Estados Unidos. Por lá, a maior queima anual de estoques acontece logo depois do feriado de Ação de Graças, para preparar as lojas para as vendas do Natal. A Sexta-feira Negra, no entanto, não foi batizada pelo varejo.

O termo foi usado pela primeira vez pelo mercado financeiro americano, em 1869, quando investidores que compravam ouro para vender o metal mais caro viram o mercado entrar em colapso numa sexta-feira. Investidores perderam muito dinheiro, e o dia ficou conhecido como Black Friday, ou seja, Sexta-feira Negra.



A primeira ligação com o varejo surgiu na década de 1950 ou 1960, na Filadélfia, também nos Estados Unidos. Policiais reclamavam do trânsito e do alto fluxo de motoristas e pedestres nas ruas para fazer compras, o que tradicionalmente ocorria na sexta-feira e no sábado seguintes ao feriado de Ação de Graças. Com as ruas tomadas, os lojistas aproveitavam para baixar preços e vender mais.

Os varejistas, porém, não gostavam da associação da megaliquidação com o tráfego intenso e a poluição, e tentaram mudar o nome do evento para Big Friday. Mas a tentativa não surtiu efeito.

Foi somente na década de 1990 que o termo ganhou repercussão nacional nos Estados Unidos, e a data foi adotada por todo o comércio. Nos anos 2000, a Black Friday ganhou grandes proporções e tomou conta do mundo.

No Brasil, a Sexta-feira Negra acontece desde 2010. A primeira versão ocorreu exclusivamente no e-commerce. Hoje, é um megaevento que deixou de ser apenas do varejo para abranger serviços e até produtos de instituições financeiras.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ECONOMIA :

Ver mais em Economia