Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Trabalhadores adotam produção sustentável de cerâmica e usam menos lenha

• 18/03/2015 às 9:37 • Atualizada em 29/08/2022 às 0:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

ceramica-ecod.jpg
Cerâmica: eficiência nos fornos
Foto: Paulo de Araújo/MMA

Um projeto financiado pelo Fundo Clima e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) estabeleceu práticas sustentáveis de uso da lenha na Caatinga. Os resultados serão apresentados nesta quarta-feira, 18 de março, no seminário Perspectivas para a Sustentabilidade do Setor Cerâmico da Paraíba.

O evento ocorrerá em Campina Grande (PB) e contará com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e de outras entidades envolvidas na ação.

Com recursos de R$ 1,9 milhão, o projeto promoveu, ao longo de dois anos, o acompanhamento dos trabalhos realizados pela indústria ceramista da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O segmento usa a lenha como a principal fonte de energia para a produção de telhas, tijolos e outros materiais da construção civil.

O setor conseguiu reduzir entre 15% e 20% do consumo de lenha com as medidas adotadas por meio do projeto

Por meio do projeto, equipes contratadas diagnosticaram todas as etapas do processo e propuseram melhorias que foram adotadas pelos empresários da região, maior polo produtor de cerâmica do país.

Consumo

O setor conseguiu reduzir entre 15% e 20% do consumo de lenha com as medidas adotadas por meio do projeto. “Há uma dependência do Nordeste por esse tipo de energia”, explica o chefe da unidade regional do SFB no Nordeste, Newton Barcelos. “O objetivo é fomentar maneiras legalizadas e sustentáveis de usá-la, evitando o desperdício e deficiências operacionais e incentivando o manejo sustentável.”

Promovido pelo SFB, o evento será gratuito e aberto ao público em geral. Destinado a produtores e consumidores de lenhas, a pesquisadores e a integrantes da sociedade civil, o encontro terá a apresentação das principais iniciativas adotadas pela indústria local e de outros temas, como os planos de manejo e o potencial florestal da região.

O diretor de Combate à Desertificação, Francisco Campello, representará o MMA no evento. Haverá também apresentações dos coordenadores do projeto, da Associação dos Ceramistas do Seridó Paraibano e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, contratada para a execução do projeto. Além disso, serão entregues certificados às empresas participantes do programa.

Serviço:
Perspectivas para a Sustentabilidade do Setor Cerâmico da Paraíba
Data: 18 de março de 2015, das 8h30 às 17h30
Local: Instituto Nacional do Semiárido (INSA) - Avenida Francisco Lopes de Almeida, S/N, Bairro Serrotão, Campina Grande (PB)
Informações: (83) 2101 - 9043

(Por Lucas Tolentino, do Ministério do Meio Ambiente)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade