Empregos

Veja os medos que te impedem de se candidatar à uma vaga

Medo do desconhecido começa a brotar quando cria cenários em sua começa baseado no termo "e se"

Redação Catho


Redação Catho


Só de pensar em uma mudança você já sente um desconforto natural. Quando pensamos em uma mudança profissional, independente do quão boa seja, o desconforto parece ser ainda maior. Isto pode ocorrer, pois o trabalho é um dos grandes pilares na vida do ser humano.

O medo do desconhecido começa a brotar quando cria cenários em sua começa baseado no termo “e se”. E se eu me candidatar e não receber nenhuma resposta? E se eu me candidatar e não conseguir responder adequadamente as perguntas da entrevista? E se eu me candidatar e não conseguir o emprego? E se eu me candidatar, conseguir o emprego, mas não gostar da empresa, do trabalho, do líder ou da equipe?

Foto: Reprodução

Você pode experimentar o medo do sucesso, do fracasso ou da rejeição, mas lembre-se que o medo não é real: é apenas uma criação de sua imaginação. É uma ferramenta que sua mente utiliza para evitar que você sofra no futuro. Mas será que terá algum problema se você se candidatar para a próxima oportunidade que aparecer?

Veja abaixo alguns medos que podem te impedir de prosseguir e conquistar seu emprego:

Medo 1: Você não se sente 100% capaz para assumir a vaga

Olhar um anúncio de vaga e achar que não consegue atender a todos os critérios pode ser comum, mas faça uma análise. Você, realmente, não possui grande parte das habilidades necessárias? Será que em um curto período você não conseguiria aprender e superar alguma possível lacuna em seu perfil profissional?

Você, realmente, precisará avaliar se possui as habilidades mínimas para a posição. Agora, se você atende a maioria dos critérios, por que não se candidatar? Você não precisa se achar o candidato perfeito. O recrutador que irá avaliar quem é o mais adequado. Portanto, assuma um desafio novo e participe do processo seletivo, mesmo sem ter 100% das características da vaga (mas tenha pelo menos 80% dos requisitos solicitados).

Medo 2: Você nunca trabalhou no segmento desta empresa

Você pode ser um analista financeiro que sempre trabalhou em indústrias de materiais de construção e não sabe se consegue desempenhar um bom papel em outros tipos de empresa. Você vê uma vaga de analista financeiro em uma startup de tecnologia e fica com medo se conseguirá entender este novo universo organizacional.

Não se preocupe com isso. Se você possui a experiência necessária para vaga, conseguirá desempenhar o seu papel. Avalie apenas se você se identifica com os valores da empresa. Isto é mais importante do que a área de negócio na qual ela está inserida! Trabalhar em uma empresa com uma cultura alinhada ao seu perfil garantirá a satisfação necessária para se manter por longos anos na empresa.

Medo 3: Você acha que todos os outros candidatos são melhores que você

É comum chegar em uma dinâmica de grupo e fazer uma análise rápida dos outros candidatos pensando que alguns podem ser mais inteligentes, ter uma experiência profissional maior ou ter uma postura mais madura que a sua. Porém, esta análise é feita sem muito fundamento, uma vez que você nem conhece essas pessoas.

Sendo assim, lembre-se que o seu principal concorrente no processo seletivo é você mesmo. Geralmente é você que, automaticamente, se elimina do processo seletivo ao não dedicar tempo suficiente a estudar como elaborar um bom currículo, ao não se preparar para a entrevista de emprego ou quando não estuda a empresa previamente.

Prepare-se e entregue o seu melhor. Dedique sua energia nisso. Se focar na comparação com outros candidatos, a sua energia será direcionada para esta análise e você não conseguirá focar em sua apresentação pessoal.

Medo 4: Você tem medo do que a mudança pode causar

Quando você pensa em um emprego novo, também pode pensar em todas as outras coisas que vem junto e que podem não ser tão boas assim. Por exemplo, você pode pensar que terá de construir relacionamento com vários colegas novos e que alguns deles podem não ser tão legais assim, se a empresa oferecerá, realmente, um ambiente de trabalho agradável ou se seu futuro chefe não será um carrasco.

Dê um passo de cada vez. Não tente prever o futuro, pois você não tem esse poder. Candidate-se a vaga, participe do processo seletivo e, se achar que é uma boa oportunidade, siga em frente. Lide com os problemas apenas quando eles aparecerem. Lembre-se: sempre que enfrentou um desafio, você saiu mais forte e melhor.

Medo 5: A vaga parece muito boa para ser verdade

Às vezes será! Acredite, existem empresas fantásticas que oferecem uma ambiente de trabalho incrível, pagam ótimos salários, tem um amplo plano de benefícios e ainda podem propiciar o crescimento que você deseja em sua carreira. O problema é que, como você nunca viu uma empresa assim, acha que ela não existe.

Pare de ouvir tanto seus amigos e familiares e procure desenvolver uma visão mais imparcial sobre as empresas que buscar uma oportunidade de trabalho. Avalie a empresa e converse com pessoas que trabalham lá. Você pode se surpreender!

Tags: Medo, Carreira, Dicas