Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > educação
Whatsapp Whatsapp
EDUCAÇÃO

Veja sete dicas para fazer uma redação nota mil no Enem 2018

Em 2017, apenas 53 estudantes tiraram a nota máxima na redação

Redação iBahia • 22/05/2018 às 22:31 • Atualizada em 31/08/2022 às 22:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017, apenas 53 estudantes tiraram a nota máxima na redação, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Para ajudar mais alunos a conquistarem a nota mil no Enem-2018, a coordenadora de Redação do curso Poliedro, Gabriela de Araújo de Carvalho, preparou para o EXTRA uma lista com sete dicas para ter uma boa pontuação. Veja:
1- Mantenha-se atualizado
Estar atento em relação aos assuntos da atualidade e às visões críticas sobre os acontecimentos mais recentes é um dos fatores fundamentais para se sair bem na redação do Enem. Questões culturais, memória e cidadania são temas com chances de aparecer, bem como assuntos de ecologia, sustentabilidade e energias renováveis.
2- Treine o tempo
Mais do que a preocupação com o tema da dissertação, o estudante deve empenhar-se em organizar sua produção. Neste sentido, treinar o tempo gasto para desenvolver a redação é fundamental.
3- Entenda a norma culta
Acertar em acentuação, pontuação e concordância é fator decisivo para alcançar uma boa nota. Esteja atento às correções feitas em suas redações por professores, estude as regras gramaticais, e tente não errar no próximo texto.
4- Acostume-se com o espaço da dissertação
Um dos pontos importantes é habituar-se ao limite de 30 linhas proposto, sabendo construir uma boa argumentação e conclusão dentro deste espaço.
5- Faça redações semanalmente
Inclua a preparação de um texto dissertativo argumentativo, nos moldes solicitados pelo Enem, em sua rotina semanal. Dominar técnicas de escrita e uma boa apresentação do tema e de argumentos é preponderante para ter um texto exemplar.
6- Aprenda a criar uma boa proposta de intervenção
Uma das competências avaliadas no Enem é a proposta de intervenção. O candidato deve refletir e argumentar sobre o tema apresentado, sugerindo uma solução benéfica para a sociedade. Esses argumentos não podem ser superficiais. O estudante deve utilizar elementos externos no texto.
7- Tenha um repertório cultural amplo
Utilizar citações da música e literatura nacional pode ajudar o estudante a fazer uma analogia ao tema e elaborar uma boa argumentação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EDUCAÇÃO :

Ver mais em Educação