iBahia > música
Especial 25 anos de carreira

Mariene de Castro: conheça discografia da artista baiana

Trajetória da cantora despontou após lançamento do álbum 'Abre Caminho', em 2005

Lucas Sales • 30/06/2023 às 13:30

Google News siga o iBahia no Google News!

Para celebrar os 25 anos de carreira da cantora Mariene de Castro, o iBahia preparou uma lista com detalhes sobre toda a discografia da artista baiana. Com seis discos lançados, a cantora tem singles marcantes e atemporais como "Abre Caminho", "Ponto de Nanã", "Ilha de Maré", "A Deusa dos Orixás", "Oxóssi", "São Cosme e São Damião" e outros. 

Dona de uma carreira admirável, Mariene de Castro conquistou incontáveis fãs no decorrer da trajetória artística. Aos cinco anos de idade ela já dava indícios de todo o talento enquanto performava em espetáculos de dança no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. 

Na adolescência, ela viveu uma breve passagem como integrante do grupo Timbalada, formado por Carlinhos Brown e, em 1996, teve a oportunidade de realizar o primeiro show solo, no Pelourinho. No mesmo dia, na plateia, estavam produtores franceses que se encantaram por Mariene e a convidaram para uma turnê por 20 cidades da França. 

Conheça abaixo a discografia completa de Mariene de Castro:

Abre Caminho (2005)

Foi com "Abre Caminho" que Mariene de Castro se projetou pelos quatro cantos do país. Lançado em 14 de fevereiro de 2005, o disco ganhou o Prêmio Brasken de Música. O projeto também foi escolhido no ano seguinte como o Melhor Disco Regional no Prêmio TIM.

Santo de Casa (2010)

Esse foi o primeiro álbum ao vivo da artista baiana. Lançado em 2010, o show da gravação foi realizado no TCA, em fevereiro de 2009. Um dos maiores sucessos de Mariene, "Ilha de Maré", marca presença no setlist do álbum. 

  

Tabaroinha (2012)

Tabaroinha é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora Mariene de Castro. Canções como "Ponto de Nanã" e a regravação de "A Pureza da Flor" são os ápices do disco que reúne 13 faixas. 

Ser de Luz (2012)

Esse é o segundo álbum ao vivo da cantora. O projeto foi lançado em homenagem à cantora Clara Nunes, em 2013. A gravação do disco foi realizada no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Mariene chegou a afirmar que a artista, que faleceu em 1983, aos 40 anos, merecia ter essa homenagem vindo de uma voz oriunda da Bahia. 

"Eu sigo meu coração e isso foi um desafio. Estou muito feliz. Clara merecia essa homenagem. Ela cantou muito a Bahia, o Nordeste", disse Mariene na gravação. 

Colheita (2014)

O quinto álbum da cantora e compositora traz canções inéditas e escritas especialmente para ela. A música "Colheita", composta por Nelson Rufino, seria gravada por Zeca Pagodinho, mas ele preferiu ceder a obra para a afilhada musical. Ele, inclusive, faz uma participação especial em uma das canções.

Outros nomes poderosos como Maria Bethânia, Beth Carvalho e Hamilton de Holanda também marcam presença na obra, que reúne 14 faixas. Entre as inéditas, Colheita apresenta duas músicas do compositor baiano Roque Ferreira, que acompanha Mariene desde a estreia musical dela. 

  

Acaso Casa Ao Vivo (2019)

Este álbum reuniu a força de Mariene juntamente à do cantor Almério. O show foi idealizado e dirigido por José Maurício Machline. 

A reunião traz canções que remetem à memória afetiva de cada um dos artistas, e traz também de volta origens da dupla. Canções como "Lamento Sertanejo", "Espumas ao Vento", "Foguete" e "Na Primeira Manhã" estão entre as 26 faixas. 

TAGS:

abre caminho Carlinhos Brown discografia mariene de castro Mariene de Castro oxóssi Timbalada

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música