iBahia > nem te conto
Santos Dummont

Cantora sofre racismo em aeroporto do Rio: 'Revistaram meu cabelo'

Luciane Dom publicou um longo relato nas redes sociais nesta quinta-feira (14): 'queria estar leve! Mas não'

Lucas Sales • 14/12/2023 às 15:38

Google News siga o iBahia no Google News!

A cantora Luciane Dom usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (14), para relatar um episódio de racismo sofrido no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ela teve o cabelo revistado.

Segundo a artista, ela foi parada em uma "revista aleatória" pouco tempo antes de embarcar em um voo com destino à São Paulo.

Luciane Dom publicou um longo relato nas redes sociais nesta quinta-feira (14): 'queria estar leve! Mas não'

"Eu estou no meio da divulgação de uma música minha que sai amanhã, tava feliz, vendo memes, lendo coisas leves que gosto, ai chego no aeroporto Santos Dumont e sou parada por uma “revista aleatória”, minutos antes de embarcar pra São Paulo", escreveu ela no Instagram.

"Eu já tinha passado a mala no scanner, e eu mesma já tinha passado no scanner corporal. A mulher me diz 'tenho que olhar seu cabelo'. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou", continuou ela.

Na publicação, ela ainda destaca que buscará ânimo para seguir divulgando o novo trabalho e acreditar que episódios como esse não acontecerão mais.

"Eu trabalho com arte, criando possibilidades e imaginários diferentes, fazendo pessoas sonharem… me fazendo acreditar na mudança. Queria ao menos ter ânimo e cabeça pra continuar divulgando o som e falando o que eu tava falando durante a semana.. queria estar leve! Mas não", seguiu.

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco usou o perfil no X (antigo Twitter) para comentar o episódio. Ela ainda comparou a situação com um episódio vivido pela ex-vereadora Marielle Franco.

"Lamento o ocorrido com a Luciane Dom no aeroporto Santos Dumont, no RJ. Infelizmente, casos como esses não são pontuais. Nosso corpo e nosso cabelo precisam ser respeitados. A equipe do @igualracial_gov já está se mobilizando para entender e acompanhar o caso", escreveu Anielle na publicação.

Lamento o ocorrido com a Luciane Dom no aeroporto Santos Dumont, no RJ. Infelizmente, casos como esses não são pontuais. Nosso corpo e nosso cabelo precisam ser respeitados. A equipe do@igualracial_gov já está se mobilizando para entender e acompanhar o caso. pic.twitter.com/hlw8dXT4ae

— Anielle Franco (@aniellefranco) December 14, 2023

Após desembarcar em São Paulo, Luciane voltou a dar detalhes da situação.

"Já desembarquei, estou péssima. Eu tô sem chão. Nem sei o que pensar. Acabei de chegar em São Paulo. Estou frustrada, decepcionada, por mais que seja algo que eu já espere, é muito ruim quando acontece. Fere algo muito profundo da nossa dignidade. O scanner corporal não havia apitado, essa questão do cabelo me deixa muito mal. Só espero não ficar adoecida por isso. É muito cruel", disse ela na rede social.

"Tenho uma música para lançar amanhã e é uma música que fala sobre dignidade. Não quero me sentir afetada, nem estrada meus dias por isso. Sou uma artista ativista, vou acionar meus direitos", finalizou.

Quem é Luciane Dom

A cantora e compositora brasileira é natural de Paraíba do Sul e radicada no Rio de Janeiro. Ela também formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela já cantou com artistas como Luedji Luna, Liniker, Emeline Michel e outros.

TAGS:

aeroporto rio de janeiro luciane dom Racismo rio de janeiro

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto