icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Marina Ruy Barbosa pede desculpas após polêmica com campanha

Marca foi acusada de racismo e apropriação cultural ao usar o slogan #BlackIsBeautiful

foto autor

Redação iBahia

24/10/2017 às 19:24 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A atriz Marina Ruy Barbosa pediu desculpas após a polêmica envolvendo a campanha do papel higiênico preto da Personal. A marca foi acusada de racismo e apropriação cultural ao usar o slogan #BlackIsBeautiful (preto é bonito, em tradução livre). A expressão foi criada na década de 1960 por artistas e intelectuais de um movimento negro, nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, a atriz havia feito um post sobre o lançamento, mas não utilizou a hashtag polêmica e nem habilitou comentários. Na manhã desta terça, o post havia desaparecido do perfil de Marina, retornando mais tarde. No mesmo dia, a atriz atualizou a publicação com o pedido de desculpas.

"Quando me convidaram e apresentaram a mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black, produto já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil, fiquei animada em fazer uma campanha diferente e que seria uma novidade no nosso país. Lamento profundamente que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado. Tenho certeza de que essa nunca tenha sido a intenção da marca e das pessoas que criaram esta ação, a de seguir por este caminho polêmico ou desrespeitar qualquer tipo de pessoa.

Um lançamento que eu adorei fazer parte! O primeiro papel higiênico preto do país! #PersonalVipBlack ???? @familiapersonal Foto: @bobwolfenson ______ Quando me convidaram e apresentaram a mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black, produto já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil, fiquei animada em fazer uma campanha diferente e que seria uma novidade no nosso país. Lamento profundamente que algumas pessoas tenham interpretado o trabalho publicitário da Santher de forma diferente do que foi idealizado. Tenho certeza de que essa nunca tenha sido a intenção da marca e das pessoas que criaram esta ação, a de seguir por este caminho polêmico ou desrespeitar qualquer tipo de pessoa. Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender! Com amor, Marina.

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) em Out 23, 2017 às 12:04 PDT



Independente de tudo isso, eu lamento muito, de verdade, e peço desculpas às pessoas que se sentiram afetadas. Estou bem triste por tudo isso e espero que entendam que jamais foi feito com a intenção de ofender! Com amor, Marina", diz o texto.

Em comunicado publicado no site oficial, a Santher afirma que "jamais teve qualquer intenção de provocar uma discussão de cunho racial". De acordo com a companhia, o objetivo da campanha era "enfatizar a beleza e a sofisticação da cor preta, considerada ícone de estilo, luxo e refinamento". Ainda na nota, a empresa pediu desculpas a quem se sentiu ofendido com o slogan. "Desta forma, a Companhia vem a público informar que o slogan já foi retirado da campanha, além de apresentar suas desculpas por eventual associação equivocada da frase adotada ao movimento negro, que tanto respeitamos e admiramos".

Em nota, a agência responsável pela criação do slogan também pediu desculpas.

"A mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black foi selecionada com o objetivo de destacar um produto que segue tendência de design já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil. Nenhum outro significado, que não seja esse, foi pretendido. Refutamos toda e qualquer insinuação ou acusação de preconceito neste caso e lamentamos outro entendimento que não seja o explicitado na peça. Desta forma, Santher e Neogama vem a público informar que tal assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha e apresentar suas desculpas por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado por nós".

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto