Economia de Água

Como calcular a necessidade de consumo diário de água?

Existe uma média de consumo prevista para cada morador, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Especial de Conteúdo

Oferecimento
O consumo médio de água de uma família é influenciado principalmente pelos hábitos e condições econômicas e, portanto, é variável. Existe uma média de consumo prevista para cada morador, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 110 litros. No Brasil, estima-se uma média de 150 litros por dia para cada morador e o reservatório é necessário para garantir essa quantidade.

Dessa forma, a necessidade de uma família de cinco pessoas, incluindo criança, por exemplo, é de um reservatório com capacidade de 750 litros. Além desse número, é necessário levar em conta mais 20% do consumo total para reserva de incêndio em prédios, conforme determina a Norma Técnica NBR 5626/98, definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nesse caso então, em uma residência de 5 pessoas, o reservatório precisa conter 900 litros.

E por que ter uma caixa d'água em casa?

Você já parou para pensar a importância da caixa d´água ou reservatório de água? São eles que garantem que sua família tenha a quantidade de água suficiente para o consumo por um período mínimo de 24 horas, mesmo em momentos de variação de pressão ou manutenção nas redes de abastecimento, de acordo com o decreto estadual nº3.060/1994.