Empregos

Teve o concurso suspenso? Saiba o que você deve fazer

Especialista indica quais situações o candidato deve ficar atento neste momento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Milhares de candidatos com provas marcadas em todo o Brasil tiveram os seus planos adiados. Isso porque os locais de provas iriam concentrar muitos candidatos, impedindo a segurança dos concurseiros durante a pandemia do novo coronavírus. 

Nesse cenário, os candidatos que fariam estas provas se encontram em dúvida entre dar prosseguimento aos estudos ou pausar os esforços. No entanto, os especialistas afirmam que, aqueles que estão querendo a aprovação logo após a pandemia, devem se manter firme na preparação, já que as provas tendem a ser mais difíceis e disputadas, em meio ao cenário de desemprego e crises.

De acordo com a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, o candidato deve se atentar para a importância do momento, com o tempo maior de estudos. "O importante para este momento é enxergar esta oportunidade com bons olhos, o que pode aumentar as chances dele ter um bom êxito na prova o qual se preparou, já que muita gente vai desistir", afirma. 

Veja outras dicas da especialista:

- Confira os decretos e publicações nos Diários Oficiais
Juliana afirma que esta é uma forma de acompanhar o que os responsáveis pelos certames estão publicando sobre o andamento do processo seletivo. É por meio deste canal que os concurseiros devem ficar atentos a pontos como a alteração no edital, data de provas, locais, programa das provas e outras.

- Consigo reembolso da taxa de inscrição?
Nem sempre, e depende da fase em que o concurso se encontra. Em certames cujo as etapas foram interrompidas no começo da pandemia de coronavírus, é bem possível que não, já que fases anteriores dos concursos já se encontravam em andamento. Porém, explica Juliana, certames cujo o processo foi suspenso, caso do IBGE, é possível pedir o reembolso da taxa de inscrição, já que, em casos como este, não haverá mais a causa principal, que é a aplicação do Censo.

- É possível a abertura de novos concursos?
Em tempos de pandemia, as novas autorizações, aberturas e homologações estão sujeitas as áreas cujo o atendimento é essencial à população, casos das áreas da saúde e segurança pública.

- O que devo fazer em relação aos estudos?
Se você já tinha uma rotina de estudos anterior, prossiga. Agora focando nas disciplinas em que você gostaria de mais tempo para os estudos e não tinha. Para aquelas disciplinas na qual você não tinha tempo para estudar, este é o momento para percorrer estas e focar nos pontos mais importantes do edital.

- Equilíbrio mental
Uma última dica dada pela psicóloga é o equilíbrio mental, já que o estudo para concursos exige do candidato uma alta carga e demanda de energia, o que pode representar, em algumas situações, desgaste emocional. Procure incluir atividade física e alimentação adequada na rotina.