Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

As obras de João Ubaldo Ribeiro que foram parar no cinema e na TV

O escritor e jornalista baiano deixou um legado na literatura brasileira e grande parte de suas obras fizeram sucesso. Ele morreu nesta sexta-feira (18)

• 18/07/2014 às 11:21 • Atualizada em 01/09/2022 às 15:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, no Rio de Janeiro, o escritor e acadêmico baiano João Ubaldo Ribeiro. Com um estilo literário irônico, ele teve obras literárias adaptadas para o cinema e televisão. Conheça algumas delas:Sargento Getúlio (livro)
Lima Duarte como Sargento Getúlio em 1991.
A adaptação criada, em 1983, dirigido por Hermanno Penna, tem em seu elenco o ator Lima Duarte, que interpreta Getúlio, o personagem principal. A história gira em torno do um rude sargento, incumbido de transportar um prisoneiro político de Paulo Afonso, na Bahia, até Aracaju. No meio do caminho, porém, uma reviravolta política faz com que ele receba ordens para liberar o prisioneiro. Mas o sargento decide continuar até o fim.O Sorriso do Lagarto (livro)
Tony Ramos, Maitê Proença e Raul Cortez deram vida aos personagens de Ubaldo Ribeiro.
Em 1991, com um elenco que contava com Raul Cortez, Maitê Proença e Tony Ramos, o romance foi adaptado para uma minissérie da Rede Globo. O enredo se passa na ilha de Santa Cruz, onde por conta de um crime misterioso, todos são suspeitos. No decorrer das investigações, uma relação amorosa acontece entre o biólogo João Pedroso (Tony Ramos) e Ana Clara (Maitê Proença) esposa do secretário de saúde Dr. Angelo Marcos (Raul Cortez). A telenovela ficou no ar entre 4 de junho e 30 de agosto e teve 52 capítulos. O Santo que Não Acreditava em Deus (conto)
Cena do filme Deus é Brasileiro.
O conto apresenta um pescador que conhece um homem que se diz ser Deus. Depois de provar que realmente era Deus, pede ao pescador que o leve à feira de Maragogipe, pois precisa convencer um homem chamado Quinca das Mulas a se tornar santo. Chegando à feira e encontrando Quinca, Deus e o pescador vão com o homem a um bar e depois passam a noite num bordel. No outro dia, Deus revela a Quinca sua identidade e o convida a ser santo. Depois de muito brigarem, Quinca termina por não acreditar e não aceitar ser santo. A obra foi a base para o roteiro do filme Deus é Brasileiro (2003), de Cacá Diegues. O personagem Deus foi protagonizado pelo ator Antônio Fagundes. O elenco ainda contou com Wagner Moura e Paloma Duarte.Leia tambémRelembre as principais obras literárias de João Ubaldo RibeiroEscritor consagrado, João Ubaldo Ribeiro conquistou diversos prêmios Morre aos 73 anos, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro Vitória lamenta morte de João Ubaldo Ribeiro, um dos seus torcedores mais ilustres

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil