Artes e Exposições

Exposição interativa propõe viagem cultural através de histórias

O projeto do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias poderá ser conferido na Caixa Cultural Salvador, a partir do dia 6 de janeiro

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em




'Viagem pelo mundo através das histórias' é o nome do projeto que o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias apresenta na Caixa Cultural Salvador, a partir do próximo dia 6 de janeiro até 8 de fevereiro. A atividade é direcionada ao público infanto-juvenil e contempla por ações culturais com o objetivo de destacar valores afetivos e a força cultural das narrativas.


Em uma exposição interativa, o público é convidado a percorrer os cinco continentes enquanto conhece culturas e costumes através de objetos e tapetes. Tudo isso é acompanhado por narrativas e cenários de contos populares de várias partes do mundo.    


O clima de magia é reforçado porque toda a exposição é ambientada nos delicados tapetes do grupo, cheios de bordados e aplicações, com muito colorido e tecidos que se transformam em cenários para bonecos de pano, que viram personagens com muitas histórias.


As narrativas apresentadas nesta exposição mesclam criações autorais do grupo e outras criações resultados de oficinas realizadas no Rio de Janeiro e também de parcerias com artistas e artesãos do Peru e da França.


Criado há 16 anos, o grupo carioca é comandado pelos artistas Cadu Cinelli e Warley Goulart. Desde o início, a proposta é multidisciplinar, com artes têxteis, oralidade, teatro e animação de formas. O trabalho também prevê sessões de narração de histórias, duas oficinas contação de histórias, um encontro com o tema 'Mediação como busca de autonomia' e uma roda de histórias para trocar experiências e culturas.



 


PROGRAMAÇÃO:


- Exposição interativa 'Viagem pelo mundo através das histórias' (Os Tapetes Contadores de Histórias)

Visitação: 6 de janeiro a 8 de fevereiro. De terça a domingo, das 9h às 18h (exceto em horário de apresentações)

 


- Sessões de histórias: Terças a sextas, às 10h e às 14h30 (para grupos fechados – agendamento pelo telefone:  71 3421-4200); Sábados, domingos e feriados, às 16h e às 17h (público espontâneo. Com distribuição de senhas uma hora antes).


 

- Oficina 'Ateliê de Histórias' - formação de contadores de histórias: De 13 a 16 de janeiro (terça a sexta, das 18h às 21h), com Warley Goulart.  De 27 a 30 de janeiro (terça a sexta, das 18h às 21h), com Cadu Cinelli

Inscrições: oficina.tapetes@hotmail.com (25 vagas)

 


- Encontro Reflexivo 'Mediação como busca de autonomia', facilitado por Thiago Borazanian: 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira), das 18h às 21h / Acesso livre

 


- Rodas de histórias: 6 de fevereiro de 2015 (sexta-feira), das 18h às 21h / Acesso livre


* Todas as atividades acontecerão na CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro