Artes e Exposições

Exposição reúne coleção de brinquedos feitos à mão

Mais de mil e trezentos brinquedos artesanais coletados no Nordeste brasileiro estarão expostos no Palacete das Artes

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

O Palacete das Artes recebe, de 27 de abril a 26 de junho, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de mil e trezentos objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda muito presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular.


As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste. Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.


As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço reservado chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros. Além disso, durante nove domingos (01/maio a 26/junho) acontecerão oficinas e atividades lúdicas para os visitantes mirins às 15h, no pátio externo do Palacete das Artes, como programação complementar da exposição.


 

O público de professores de educação infantil e psicólogos também será contemplado com a oficina Resgate de brincadeiras tradicionais, parlendas e estórias, que será ministrada pela própria pesquisadora Sálua Chequer. A oficina vai abordar o valor das brincadeiras, cantigas, parlendas e estórias na formação da criança, além da possibilidade de associar este universo com outras áreas do conhecimento, como a literatura. Serão três turmas, com encontros que acontecerão em três sábados, 29/04, 14/05 e 04/06. Cada turma terá 30 vagas, mediante inscrição.