Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Magary Lord faz show no Boca de Brasa em São Caetano

Apresentação acontece no dia 27 de setembro, domingo, acontece a Mostra Final

• 20/09/2015 às 22:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 23:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Caravana do Projeto Boca de Brasa-Ano 3, que desde janeiro leva arte e entretenimento para bairros populares de Salvador, está em atividade essa semana em São Caetano. As oficinas culturais acontecem até sábado, 26. No dia 27 de setembro, domingo, acontece a Mostra Final, com apresentação do resultado das oficinas, de artistas da comunidade e show de encerramento com Magary Lord, com seu black semba envolvente. A abertura fica por conta do grupo infantil Filó Brincante.Os shows acontecem num palco móvel em caminhão equipado com estrutura completa, com iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica, que estará estacionado na Rua Rezende de Jesus, s/n, Final de Linha de São Caetano (Ponto de referência: atrás do Supermercado Todo Dia). Essa é a nona etapa do Boca de Brasa em 2015.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Boca de Brasa tem como objetivo incentivar a cultura na periferia de Salvador, resgatando a cidadania, por meio do fortalecimento das diversas manifestações artísticas.
Histórico
Criado em 1986 pela FGM, quando era liderada por Roberto Dias, o Projeto Boca de Brasa contava com uma estrutura composta por quatro carretas-palanques, projetadas pela arquiteta paranaense Consuelo Cornelsen, e uma equipe de profissionais de diferentes áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, a ação consistia em realizar diversas apresentações artístico-culturais em várias regiões da cidade. Em 2003, o projeto foi suspenso, após a realização de mais de 600 apresentações.Coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas Jr., na gestão do então prefeito Mário Kertész, o Projeto Boca de Brasa foi inaugurado no dia 10 de outubro de 1986, em um evento realizado na Praça Municipal. O espetáculo reuniu as quatro carretas-palanques, em que foram realizados shows de Zelito Miranda, Lazzo, Lui Muritiba, Beto Marques, Tom Tavares, a banda Studio 5, Feo do Acordeon e o grupo Amigos do Nordeste.Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro de 2013, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas, tendo o cantor Saulo como padrinho da ação.Com novo formato, o Boca de Brasa acontece em diversos bairros de Salvador, através da realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais.No ano de relançamento, foram realizadas três edições nos bairros de Plataforma (outubro), Cajazeiras (novembro) e Boca do Rio (dezembro). Em 2014 o projeto foi ampliado, alcançando sete bairros de Salvador, que foram Nordeste de Amaralina (junho), Engenho Velho de Brotas (julho), Pernambués (julho/agosto), Uruguai (agosto), Itapuã (setembro), Pau da Lima (setembro) e Paripe (outubro).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música