Música

Veja lista das 10 bandas brasileiras que fizeram mais sucesso nos anos 80

O iBahia separou 10 grupos que marcaram ou marcam pela sua musicalidade

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A década de 80 é marcada pelo início da era da informação, conhecida como ‘década perdida’, também ficou marcada pelas criações de muitas bandas brasileiras. Passados pouco mais de 30 anos, tomando como referência o ano de 1980, o iBahia separou 10 bandas que fizeram e fazem sucessos até hoje.


Kid Abelha- Criada no Rio de Janeiro, em 1981, o grupo já vendeu 9 milhões de cópias de discos somente no Brasil. Formada por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato, a banda colocava o público em seus shows para cantar canções como ‘ Pintura Intima’, ‘Fixação’ e ‘Como eu Quero’, música que você pode ouvir agora.

Paralamas do Sucesso - É uma banda de rock, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70. Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início, ela misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Suas músicas são tocadas e ouvidas até hoje.

Titãs - O grupo criado para tocar rock, foi formado em São Paulo, em 1982. Ativa há 32 anos, tornou-se uma das quatro maiores bandas do rock do Brasil. Algumas de suas músicas de maior sucesso são Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Família, Comida, O Pulso, Go Back, Domingo, Enquanto Houver Sol, Homem Primata, Bichos Escrotos, Cabeça Dinossauro.

RPM - Ou Revoluções por Minutos surgiu em 1983, tendo sido uma das mais populares do país nos anos de 1984 a 1987. Foi uma das bandas mais bem sucedidas da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens. Depois de uma parada, o RPM voltou para tocar as canções que marcaram época.

Legião Urbana - Foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano.



Capital Inicial - De 1982, o grupo é  composto pelo vocalista Dinho Ouro Preto, o baixista Flávio Lemos, seu irmão o baterista Fê Lemos, o guitarrista Yves Passarell e, pelos músicos de apoio Robledo Silva (teclado e violões) e Fabiano Carelli (guitarra e violão). Com 32 anos de estrada, Capital emplacou várias músicas como 'Primeiros Erros'



Ira - 1981, a banda anunciou seu término em setembro de 2007 e retomou suas atividades no início de 2014, para a alegria dos fãs. Formada Nasi (vocal), Edgard Scandurra (guitarra), Evaristo Pádua (bateria), Daniel Scandurra (baixo) e Johnny Boy (teclados), após retorno aos palcos Ira já tem vários shows marcados.

Barão Vermelho - A banda de 1982, criada no Rio de Janeiro, teve no inicio de sua trajetória o cantor Cazuza. Dono de uma voz marcante, o cantor levou o grupo para as paradas. Mesmo depois da saída de Cazuza, o Barão continuou com sua trajetória e continua fazendo muitas músicas para o seu público. 



Roupa Nova - Formada por Serginho Herval, Paulinho, Kiko, Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, o conjunto emplacou muitos sucessos durante toda a sua estrada. Músicas como ‘Dona’, ‘Sapato Velho’ e ‘Coração Pirata’, fizeram o público do grupo, ficarem ainda mais fãs.

Biquini Cavadão – O grupo composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro "Birita" Lopes tendo atualmente, como músicos convidados o baixista e produtor Marcelo Magal e o saxofonista Walmer Carvalho, foi formado em 1983. Suas canções sempre emplacaram no público que curte o rock brasileiro.