Música

Veja os eventos gratuitos que acontecerão neste fim de semana

Destaques são os shows de Tabuleiro Musiquim, Tiganá Santana e Retro_Visor

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

Está a fim de sair, mas não quer gastar muito? Saiba que a cidade de Salvador conta com ótimas atrações musicais, teatrais e exposições que, além de lhe proporcionar diversão e entretenimento, não pesarão em seu bolso. Os destaques são os shows de Tabuleiro Musiquim, Tiganá Santana e Retro_Visor.

Confira outros eventos agendados para Salvador


Shows


Multilinguagem - Teatro Gamboa Nova
O Videogame in Duo é uma proposta artística idealizada pelos músicos Tomaz Mota e Marcos Gomes,que apresentam trilhas sonoras de jogos de videogame arranjadas para dois violões, realizando apresentações que envolvem as linguagens da música e do teatro. O interesse dos idealizadores é acessar tanto o público jovem, amantes dos jogos atuais e admiradores dos jogos antigos, quanto o público maduro, conhecedor dos jogos das décadas de 1980, 90 e dos anos 2000.

Informe-se mais

Retro_Visor - Pelourinho
Formado por Antenor Cardoso (vibrafone), Ângelo Medrado (bateria), Raul Pitanga (percussão) e Gil Meireles (baixo), o grupo realizará os shows com a participação de convidados especiais.

Informe-se mais


Tabuleiro Musiquim - Pelourinho
No show, Silvio de Carvalho (voz e guitarra), Bruno Balbi (guitarra), Filipe Coelho (contrabaixo), Thiago Gomes (bateria) e Diego Cerqueira (percussão) apresentam ao público um repertório autoral, com elementos regionais que remetem à cultura popular baiana, mas que passeia por referências variadas como Caetano Veloso, Novos Baianos e Nação Zumbi. Entre os convidados especiais estão Teago Oliveira (Maglore), Fábio Cascadura, Luiz Caldas e Nancy Viegas.

Informe-se mais


Mariella Santiago e Mestre Lorimbau
Os cantores Mariella Santiago e Mestre Lorimbau animam o segundo dia do 'Festival Música no Muncab', que traz shows de artistas soteropolitanos que incorporam a musicalidade afro-brasileira.

Informe-se mais


100 Anos de Dorival Caymmi - Rio Vermelho
O músico e regente de coral Paulo Chagas faz apresentação de voz e violão com canções em homenagem ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi.

Informe-se mais


Cassio Nobre e Sertanília - Espaço Dona Neuza
Os 'Encontros Musicais', ação vinculada ao projeto Ponto Sonoro, que busca promover o diálogo entre diferentes vozes atuantes no mercado de música independente da Bahia. Com inscrições gratuitas, os encontros acontecerão pelo menos uma vez por mês. Nesta edição, os convidados são o coordenador de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Cássio Nobre, e a banda Sertanília, com o tema "Estratégias e perspectivas para fomentar o mercado de música independente na Bahia".

Informe-se mais


Raimundo Sodré e Juliana Ribeiro
Os cantores Raimundo Sodré e Juliana Ribeiro animam o terceiro dia do 'Festival Música no Muncab', que traz shows de artistas soteropolitanos que incorporam a musicalidade afro-brasileira.

Informe-se mais


Tiganá Santana - Camaçari
Uma mistura de música popular e erudita que tem como principal característica a autenticidade. Assim pode ser descrito o show do jovem artista Tiganá Santana, 'Águas e Florestas – A Música de Tiganá Santana'.

Informe-se mais


Ju Moraes - Livraria Cultura
A cantora Ju Moraes autografa seu CD e DVD 'Em Cada Canto Um Samba'. O evento também conta com um pocket-show. O DVD é composto por nove faixas e o CD por 10, e contam com participação de Carlinhos Brown e Claudia Leitte. O lançamento do novo trabalho ocorrerá no evento 'Encontro Notável', que reunirá Fábio Jr. e Roupa Nova no Parque de Exposições, no dia 30.

Informe-se mais


Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá
O quarteto vem a Salvador pelo projeto Nivea Viva o Samba 2014, dedicado ao samba, que já passou por Porto Alegre e Rio de Janeiro e já tem confirmação também nas cidades de Brasília, Recife e, por fim, São Paulo, além de Salvador.

Informe-se mais


Trombone Di Boteco - Botequim S. Jorge
Comandando o projeto 'Trobone DI Boteco', Igor Almeida recebe convidados especiais para animar o fim de tarde de domingo.

Informe-se mais


Exposições

O Futebol (também) é Assim
A mostra representa os elementos do futebol por meio de telas gráficas, objetos de desenhos e publicações de alguns dos designes mais importantes do mundo atualmente, como Janina Stübler y Jorge LahuertaMartí Guixé, Nacho Lavernia, Marc Ligos, Christian Cañibe, James Greenfield, Janina Stübler e Jorge Lahuerta.

Informe-se mais

Caboclos de Itaparica na Rota Independência
A exposição Caboclos de Itaparica na Rota Independência versa sobre o Grupo 'Os Guaranis', o principal guardião da festa do Caboclo Tupinambá , que, desde 1939, comemora anualmente, no dia 7 de janeiro a independência, na Ilha de Itaparica. O conjunto de fotos que compõem a exposição também registra em formato estético as marchas, danças e toques de atabaques e de arcos e flechas.

Informe-se mais

Kamalu Hai: A cerâmica dos sonhos Waurá

Em homenagem ao mês do índio, o Museu Udo Knoff promove a mostra 'Kamalu Hai: A cerâmica dos sonhos Waurá', composta por um conjunto de panelas zoomorfas produzidas especificamente por este grupo indígena xinguano.

Informe-se mais


Coisas Existentes em Função do Desejo
Composta por nove obras, a mostra 'Coisas Existentes em Função do Desejo', do artista plástico Marcos Zacariades, é um trabalho de investigação, em que o artista coloca o desejo como sua principal inspiração. Fazem parte do material exposto: uma videoinstalação, uma assemblagem e esculturas em madeira.

Informe-se mais


O Suicídio de Meu Pai
Utilizando fotografia e vídeo, a mostra busca compreender e discutir o impacto psicológico que o suicídio de uma pessoa provoca em seus familiares, a partir de uma experiência individual: o suicídio do pai do próprio artista, o paulista André Penteado. Nas imagens, registram-se três momentos do luto: a dor e o choque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório; o processo de 'despedida' vivido nas semanas seguintes; e as consequências emocionais da perda a longo prazo.

Informe-se mais