Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Aluno de Caculé está na etapa estadual de Olimpíada

Paisagens, muitas marcadas pela abundância de águas e campos esverdeados inspira redação. Aproveite e conheça um pouco de Caculé

• 22/09/2014 às 16:47 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O estudante da sétima série, da Escola Municipal Vaspesiano, Fábio Augusto Baleeiro Gonçalves, é um dos selecionados para a Olimpíada da Língua Portuguesa, etapa estadual. O adolescente escreveu sobre seu saudosimo em relação a rio que foi destruído com a construção da barragem de Truvisco que deixou órfãos ele e os irmãos. "Eu e meus irmãos éramos um grupo de crianças, que quando chegávamos da escola, almoçávamos e íamos tomar banho e brincar nas belas e puras águas do rio do Salto, mas tudo isso mudou quando veio a notícia que iriam construir uma barragem naquele local", relata com tristeza o estudante na redação selecionada.
Esse testemunho entristecido e bucólico encantou a comissão julgadora e levou o adolescente a seletiva estadual. Fábio Augusto é morador da zona rural da cidade e relatou na sua redação as mesmas águas que encantaram o escravo Manoel Caculé, nome que batiza a cidade até hoje.
História - Em 1854, fugido da comunidade de Jacaré, que fazia parte do município de Ibiassucê, Manoel se encantou pelas águas e terras de Caculé. Ali se instalou e trabalhou duro na agricultura para comprar sua alforria e conseguiu.
Hoje Caculé, emancipada desde 1919, possui mais de 23 mil habitantes e está localizada no Sudoeste da Bahia, há 782 quilômetros de Salvador.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais