icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Com vantagem, Bahia é favorito, mas Leão já conseguiu reverter

Tricolor pode perder por até um gol de diferença que ainda sim conquista o título do estadual

foto autor

12/04/2014 às 9:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Neste domingo (13), será conhecido o campeão baiano de 2014. Os postulantes ao título são, mais uma vez, Bahia e Vitória. O clássico BaVi já foi realizado em 334 oportunidades pelo Campeonato Baiano. Em decisões do estadual, as duas equipes estão se encontrando pela trigésima terceira vez. No histórico, o Bahia leva a melhor, são 16 conquistas do Tricolor contra 15 do Vitória. Por brigas judiciais o certame de 1999 acabou sendo dividido entre os clubes.
No encontro deste domingo, o Tricolor tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença que ainda sim fica com o título do estadual, já que venceu o primeiro jogo da decisão por 2 a 0, e quebrou a vantagem do Rubro-negro de jogar por dois resultados iguais. No histórico, o Leão nunca conseguiu conquistar um título após perder a vantagem no primeiro jogo, mas em alguns casos um dos times que tinha a vantagem acabou ficando em segundo lugar.
Em apenas três oportunidades vantagem foi derrubada no segundo jogo
1998Após eliminar o Camaçari na semifinal do Baianão de 1998, o Tricolor encarou o rival Vitória, que tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, na grande final. No primeiro jogo, na Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 0, e conseguiu reverter a vantagem que era do Leão. Na segunda partida, realizada no Barradão, o Vitória venceu por 1 a 0, gol marcado por Evando, mas o resultado não o suficiente para tirar o troféu do Fazendão.
1972O Campeonato Baiano de 1972 foi dividido em três turnos e ao final das fases, os campeões de cada uma se enfrentariam entre si para saber quem seria o grande campeão do estadual. Vencedor do primeiro e do terceiro turno, o Bahia teve pela frente o Vitória, que faturou o segundo turno daquele ano. O Bahia tinha a vantagem de decidir o jogo em casa, mas o Leão venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e repetiu a dose como mandante batendo o Tricolor por 3 a 1, conquistando o título do Baianão de 1972.
1999Um dos campeonato mais polêmicos de todos os anos, o estadual de 1999 acabou sem vencedor. Campeão do Segundo turno, o Vitória enfrentou o Bahia, campeão do primeiro turno, na decisão. Na partida de ida, jogada na Fonte Nova, o Tricolor venceu por 2 a 0 e reverteu a vantagem. O segundo jogo estava marcado para acontecer no Barradão, mas alegando insegurança, o Bahia conseguiu uma liminar e transferiu a partida para a Fonte Nova. O Vitória não aceitou a decisão e no dia da partida foi para o Barradão, enquanto o Bahia festejava na Fonte Nova. Após virar batalha na justiça, em 2005, foi decretado que as duas equipes seriam consideradas campeãs do certame.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes