Futebol

Bayern de Munique e Borussia Dortmund decidem Liga dos Campões

Final será realizada no estádio de Wembley, neste sábado, e promete ser regada a muita cerveja

Ivan Dias Marques (ivan.marques@redebahia.com.br)
Nunca um patrocinador combinou tanto com uma competição. Apesar da Heineken ser holandesa, a cerveja dará o tom da final da Liga dos Campeões da Europa entre os alemães Borussia Dortmund e Bayern de Munique, neste sábado (25), às 15h45, no estádio de Wembley, em Londres. TV Bahia, Band e ESPN transmitem a partida, que será exibida também em cinemas 3D (em Salvador, nos shoppings Iguatemi e Paralela).

Como todo evento que envolve torcedores alemães, litros e litros de cerveja são a única certeza da decisão. Apesar do Bayern de Munique ser o atual campeão da Alemanha, ele levantou a taça local sem ter vencido o Borussia Dortmund. Nos dois encontros, empates em 0x0, em Munique, e 1x1, em Dortmund. Na competição europeia, os dois clubes vêm de semifinais em que  passaram pelos favoritos. O Bayern não tomou conhecimento do Barcelona, vencendo por 7x0 no placar agregado. Já o Dortmund teve mais trabalho com o Real Madrid: 4x1 em casa e derrota por 2x0 na Espanha.

O time vermelho está calejado. Chegou à final do ano passado, quando foi derrotado nos pênaltis pelo Chelsea, e em 2010, vice da Inter de Milão. Conta com um elenco mais rodado, com a experiência de Schwensteiger e Robben, cada um com duas Copas do Mundo nas costas. E tem quatro títulos da Liga na história. No elenco, três brasileiros: o lateral Rafinha, o volante Luiz Gustavo e o zagueiro baiano Dante, único titular do trio.

Ressurgiu - Já o Borussia Dortmund revive após quase falir. Com dívidas em mais de R$ 500 milhões, o clube perdeu o estádio, mas conseguiu dar a volta por cima e chegar à final da principal competição europeia em poucos anos. Campeão em 1997, tenta o bi. A receita foi um planejamento correto de apostar em jovens jogadores como o volante Gundogan, o zagueiro Hummels e o trio ofensivo Lewandowski, Reus e Götze. Este último, por sinal, está fora da final por causa de uma contusão muscular.

Götze é o pivô do último capítulo da rivalidade entre Dortmund e Bayern. Pouco antes da semifinal entre o clube aurinegro e o Real Madrid, a diretoria do time bávaro confirmou a transferência do meia para Munique por cerca de R$ 98 milhões. Independentemente do resultado, o chopp é garantido. Seja pra comemorar ou para afogar as mágoas da derrota.

Leia mais
Barça x Real: Neymar deixa o Santos, mas ainda discute destino

Matéria original: Jornal Correio*
Dortmund e Bayern jogam pelo título europeu e por qual torcida beberá mais