Mais Esportes

Sebastian Vettel, da RBR, é o mais jovem tetra da Fórmula 1

Alemão só precisava chegar entre os cinco primeiros para ser campeão, mas não se contentou e faturou o título vencendo na Índia

Priscila Borges, com agências (priscila.borges@redebahia.com.br)

O alemão Sebastian Vettel conquistou ontem o seu quarto título consecutivo na Fórmula 1, ao vencer o GP da Índia, em Nova Délhi. Com a vitória, o piloto de 26 anos da RBR se tornou o mais jovem tetracampeão da história na modalidade.


Vettel só precisava chegar entre os cinco primeiros para ser campeão, mas não se contentou e faturou o título vencendo a sexta corrida seguida no mundial deste ano. Com 322 pontos, Vettel chegou a tetra com três provas de antecedência.


“Fiquei sem palavras. Levei anos pensando em algo para dizer, e é um daqueles momentos que você deseja dizer tanta coisa, mas não consegue”, disse o piloto. A segunda posição do GP da Índia ficou com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Em terceiro lugar, ficou Romain Grosjean. Felipe Massa chegou em quarto lugar.


Corrida - Vettel, que saiu na pole position, usou da estratégia e fez o seu primeiro pit stop logo na terceira volta, para tirar os pneus macios. Com pneus médios, o alemão começou uma impressionante recuperação e foi aproveitando as paradas dos rivais. Na 21ª volta, chegou ao segundo lugar, iniciando uma disputa pela ponta com o companheiro de equipe Webber. Com problemas no câmbio do seu carro, o australiano precisou abandonar a corrida. Vettel, então, assumiu a ponta e rumou para o título.


Antes de sua conquista, o tetracampeonato consecutivo só havia sido alcançado pelo argentino Juan Manuel Fangio, entre 1954 e 1957, e pelo alemão Michael Schumacher, que venceu cinco campeonatos seguidos entre 2000 e 2004. Os dois pilotos, no entanto, não atingiram essa marca com tão pouca idade. Ao todo, os pilotos que já conquistaram mais títulos mundiais que Vettel são Schumacher, com sete, e Fangio com cinco.


Vettel agora empata com o francês Alain Prost, que foi campeão quatro vezes na categoria. Se aos 26 anos Vettel já alcançou tantos resultados, será que alguém vai  conseguir parar esse piloto nos próximos anos? Atrás do alemão no ranking estão Fernando Alonso, com 207 pontos, e o finlandês Kimi Raikkonen, com 183. Semana que vem, será realizado o GP de Abu Dhabi.


Matéria original: Jornal Correio*

Vettel vence GP da Índia e vira o mais jovem tetra da Fórmula 1