Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Cinco mitos fitness que atrapalham o desempenho nos exercícios

Esses mitos podem enganar e prejudicar quem busca se beneficiar com a prática de exercícios

Redação iBahia • 02/12/2020 às 14:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 12:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cansada (o) de ouvir várias versões de um (uns) assunto (s) fitness? Tem mitos que de tanto serem disseminados é difícil pensar que possam estar errados. Para te ajudar a entender o que realmente é verdade, o ex-jogador de basquete Nick Freer, que faz parte do time de profissionais do aplicativo Freeletics, desbancou de uma vez por todas cinco mitos fitness que podem enganar e prejudicar quem busca se beneficiar com a prática de exercícios.

Foto: divulgação / Freeletics

1 - Quanto mais longo o treino, melhor - MITO

Estudos comprovaram que três sessões HIIT de 27 minutos semanais têm os mesmos benefícios aeróbicos e anaeróbicos que cinco sessões de cardio aeróbico de 60 minutos por semana. Tais benefícios incluem mais calorias queimadas e aumento da resistência muscular.

O objetivo de treinos curtos e práticos é garantir resultados mais rápidos e certeiros para cada pessoa.

2- Exercícios com peso corporal não desenvolvem músculos - MITO


Usar o próprio corpo como resistência é um estímulo de sobrecarga para seus músculos, não apenas para ganhar força, mas também massa magra. Os músculos são formados quando fazem mais força do que o comum e, depois, há um descanso para que eles possam se adaptar à carga maior.

Na realidade, não importa como essa força é alcançada. Os ombros não saberão a diferença entre exercício de ombro com pesos ou o levantamento de seu próprio peso em uma barra. Portanto, é possível ganhar massa muscular fazendo exercícios com peso corporal; o trio boa resistência, nutrição e descanso são essenciais para atingir tal objetivo.

3- Treino de força não ajuda no desempenho de corrida - MITO

O treino de força pode melhorar o direcionamento neural, levando a ganhos de desempenho através de um aumento na taxa de desenvolvimento de força (TDF), ou seja, sobre quão rápido a força muscular pode ser produzida. A quantidade de força que pode ser produzida durante o início de uma contração muscular pode ter um grande impacto no desempenho do corredor. A alta TDF dos corredores de elite permite que eles gerem muita força rapidamente, impulsionando-os para frente com mais rapidez, ou seja, eles correm mais rápido.

Leia mais:



4 - Para a corrida, só usamos as pernas - MITO

Não adianta treinar apenas pernas para ter um bom desempenho na corrida. Os músculos do abdômen são a força estabilizadora na atividade. Eles desempenham um papel importante para manter o corpo ereto e estável durante corridas e tiros curtos. Por isso, para quem gosta de correr, é recomendado dedicar tempo também para trabalhar em seu abdômen, pois sem dúvida levará a um aumento no desempenho e na eficiência da corrida.

5- Abdominais resultam em abdômen tanquinho - MITO

Está enganado quem pensa que o segredo para um abdômen definido são os exercícios abdominais. Os músculos abdominais já estão segmentados, mas geralmente estão escondidos sob uma camada de gordura corporal. A chave para um abdômen tanquinho visível é ter uma baixa porcentagem de gordura corporal. O fortalecimento do abdômen com os exercícios básicos tradicionais não é suficiente, é preciso ser magro o suficiente para que a definição do abdômen fique visível.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento