Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Foco na dieta: confira receitas de comida de boteco fit

Segundo a nutricionista, “ninguém vive de alface e franguinho grelhado. No fim de semana as pessoas querem comer comidinhas de boteco”

• 09/11/2015 às 14:13 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Repórter Gourmet Redação Repórter Gourmet
O grande desafio de muitas dietas é mantê-las após a sexta-feira, afinal, o fim de semana é sempre cheio de convites para ir comer. Porém, no workshop Comida de Boteco Fitness, que aconteceu neste sábado (07), na loja Formaplas, a nutricionista funcional, Amália Magalhães, ensinou a preparar petiscos e pratos bem conhecidos em botecos, mas adaptados para uma forma mais saudável.
Segundo a nutricionista, “ninguém vive de alface e franguinho grelhado. No fim de semana as pessoas querem comer comidinhas de boteco”, e foi por isso que ela criou algumas releituras dessas comidas, adaptando ingredientes e modo de preparo, deixando os pratos menos calóricos, mas preservando o sabor.
Entre as três receitas que Amália apresentou, o bolinho de bacalhau é uma excelente opção para quem segue uma dieta que restringe o glúten, lactose e tem baixo consumo de qualquer tipo de óleo. Outra opção é o nhoque de banana da terra ao molho de camarão, apresentado pela banqueteira Marta Góes.
E aí, ficou com vontade de aprender a preparar estas duas deliciosas receitas?! Então vamos lá! Ah, fique ligado nas dicas que foram passadas durante o workshop.
Bolinho de bacalhau
Ingredientes
- 1kg Bacalhau - Salsinha a gosto - ½ cebola - 1 xícara de farelo de aveia ou farinha de arroz - 2 xícaras de queijo sem lactose (minas, prato ou requeijão) - 2 dentes de alho - Pitada de pimenta do reino
Modo de preparo
Retire a pele do bacalhau e coloque-o no refratário. Refogue a cebola com água e depois acrescente o bacalhau, a salsinha picada e o queijo. Retire do fogo e acrescente três colheres de sopa de farelo de aveia ou farinha de arroz para ter liga e uma pitada de pimenta do reino. Modele a massa na mão em formato de bolas e leve ao forno em uma forma untada com azeite. Assar por aproximadamente 15 minutos até ficar dourado.
Dica
Dê preferência para comprar filé de bacalhau é mais prático para preparar; O segredo para dessalgar o peixe é utilizar água gelada e trocar a cada 10 minutos durante uma hora; O bacalhau pode ser substituído por filé de salmão, tilápia ou pescada amarela.Nhoque de banana da terra ao molho de camarão
Ingredientes
- 250 gr de banana da terra de vez (meio verde, no ponta para amadurecer) - 20 gr de adoçante culinário - 1 ovo - 50 gr de farinha de arroz - 180 ml de molho de tomate fresco - 300 gr de camarão - 60 gr de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Cozinhe a banana de vez por aproximadamente 40 minutos até ela ficar com uma textura macia. Amasse com garfo até obter uma textura homogênea. Acrescente o ovo, a farinha de arroz e o adoçante culinário. Modele as massas e corte em formato de nhoque. Ferva água em uma panela e acrescente os nhoques. Em outra panela coloque azeite e refogue a cebola. Acrescente o molho de tomate fresco e o camarão.
Dicas
Para amassar as bananas é necessário que utilize somente o garfo, nada de processador ou outro utensílio;Deixar o camarão por alguns minutos no recipiente com sumo de limão e alho; O molho de tomate deve ser fresco, dê preferência em preparar em casa o seu próprio molho; A cebola pode ser refogada na água em vez do azeite; Após ferver o nhoque, congele ele por algumas outro ou utilize no outro dia. Ele ficará mais consistente para o preparo;

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia