Fitness

Goji berry vai além de um simples auxiliar no emagrecimento

Fruta asiática é considerada um superalimento, carregado de vitaminas, minerais, fibra, antioxidantes e fitonutrientes

- Atualizada em

Dino


Não é à toa que a goji berry é a bola da vez do emagrecimento. Mas pouca gente sabe que ela também é um super alimento, daqueles que têm uma incrível variedade de benefícios à saúde, que vão muito além do seu valor nutritivo. Esse é o motivo de a pequena fruta vermelha ter caído no gosto de celebridades como Victoria Beckham, Kate Moss, Madonna e Mick Jagger.


Cultivada há 6 mil anos no sul da Ásia, a fruta da planta Lycium Barbarum oferece 18 aminoácidos e ainda vitaminas e minerais fundamentais para a saúde. Além dos aminoácidos, a fruta tem uma combinação de ácidos graxos essenciais, fitoquímicos e antioxidantes. Na prática, isso significa que a goji berry protege contra o envelhecimento das células, aumenta a energia, proporciona bem-estar, previne contra o câncer e pode ajudar na redução do colesterol. Para se ter uma ideia, ela tem 50 vezes mais vitamina C do que a laranja, além de ser rica em vitamina B2, B1, B6 e E. Na loja da Nature Center você encontra todas as informações várias opções de goji berry.


Menos cintura, menos peso

O que leva muita gente a procurar a goji berry pela primeira vez é seu alto poder de emagrecimento. Conforme pesquisa do American College of Nutrition, a ingestão de 120 ml do suco de goji berry todos os dias, durante duas semanas, reduziu a circunferência da cintura e foi capaz de aumentar as taxas metabólicas em seres humanos, quando comparado ao grupo controle que ingeriu um suco placebo. Ainda conforme o American College of Nutrition, os indivíduos que fazem uso da goji berry têm chances de aumentar a oxidação da gordura em 30%, durante uma sessão de exercícios físicos.


Para quem quer ganhar massa magra, a goji berry é bastante interessante, porque é rica em arginina e glutamina, substâncias que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento. Pesquisas apontam que indivíduos com baixo consumo de vitamina C podem ser mais resistentes à perda de massa gorda. E 45 gramas de goji berry contam com 90 gramas de vitamina C, quantidade diária exata recomendada do nutriente.


Mais saúde

Só pela estética, a goji berry já seria candidata ao posto de queridinha da vez. Mas seus benefícios para a saúde elevam a fruta ao posto de super alimento. Confira algumas vantagens:

- Ação anti-inflamatória: A goji berry ainda ajuda a diminuir as celulites, porque é rica em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória - vale lembrar que a celulite é uma inflamação. O alto teor de fibras da fruta, aliado ao beta-sisterol, ajuda ainda para estabilizar o colesterol, que pode aumentar as celulites se estiverem em níveis altos.

- Melhora o sistema imunológico: como é riquíssima em vitamina C, a goji berry aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico com a função de combater micro-organismos estranhos ao corpo

- Tem ação anticancerígena: os polissacarídeos presentes na goji berry podem inibir a proliferação de um tipo de célula cancerígena que atinge principalmente o colón e o colo de útero.

- Previne doenças cardiovasculares: por conter vitaminas A, C e E, a goji berry tem ação antioxidante, diminuindo a oxidação do colesterol ruim, o LDL.

- Melhora a visão: os carotenóides presentes na fruta têm poder de prevenir e melhorar a saúde da visão. A goji berry ainda tem boas quantidades de zeaxantinas, que melhoram a função da nossa retina.

- Protege a pele: os mesmos carotenóides vão ajudar ainda a pele, porque oferecem fotoproteção extra em pessoas mais sensíveis aos raios ultravioletas.