Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas funcionais

Café à prova de balas, golden mil e sucos detox são aliados do emagrecimento

Redação iBahia • 28/08/2019 às 21:17 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As bebidas funcionais têm ganhado cada vez mais espaço na rotina de pessoas que desejam ter um estilo de vida mais saudável. Para auxiliar no emagrecimento, é comum consumir café à prova de balas (composto por café, manteiga e óleo de coco), golden milk (mistura de leite vegetal, açafrão, e outras especiarias) e sucos detox. Mas, a nutricionista Gladia Bernardi garante que é preciso ter alguns cuidados com essas bebidas.

“Eu vejo muitas pessoas recorrendo somente a esses meios de emagrecimento 'rápido' - sejam as bebidas funcionais ou até mesmo as dietas restritivas. É preciso muita atenção porque, além da alimentação, a mente deve estar alinhada a esse propósito. Reprogramar o cérebro é o melhor caminho para o emagrecimento definitivo e sustentável”, esclareceu a autora do livro Código Secreto do Emagrecimento.

Foto: divulgação

Para te ajudar a entender os benefícios e riscos das bebidas funcionais, Gladia Bernardi preparou uma listinha com mitos e verdades. Confira:

Não é necessário se preocupar com a quantidade ingerida dessas bebidas
MITO.
O ideal é não abusar das bebidas funcionais, pois o consumo sem controle faz o drink perder o efeito. Além disso, muitas bebidas funcionais têm um valor calórico alto, o que pode acabar prejudicando ainda mais a saúde.

Bebidas funcionais têm mais benefícios do que apenas ajudar a emagrecer
VERDADE.
Se as pessoas tiverem cuidado ao ingerir as bebidas funcionais, elas podem alcançar mais benefícios do que apenas emagrecer. Muitos desses drinks, como os sucos detox, são diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de sódio do corpo. Além disso, pode aumentar a energia, acelerar o metabolismo e melhorar a digestão.

"Golden milk, que é composto por leite e especiarias, contém compostos digestivos e funciona como anti-inflamatórias e antioxidantes naturais", explicou Gladia.

Quem ingere bebidas funcionais não precisa se preocupar com a alimentação
MITO.
Você não pode deixar os cuidados com a alimentação de lado. Uma cardápio alimentar saudável é essencial para o emagrecimento.

As bebidas funcionais são saudáveis
VERDADE.
Elas são saudáveis, mas é preciso estar atento aos outros cuidados com a saúde. Comer bem, se manter hidratado e fazer atividade física devem fazer parte da sua rotina.

"Não adianta tomar bebidas funcionais para emagrecer e no mesmo dia comer várias besteiras (pizza, chopp ou outros petiscos".

Vou tomar essas bebidas e emagrecer definitivamente?
MITO.
O emagrecimento é algo que precisa ser trabalhado com muita força de vontade, principalmente quando falamos de pessoas que têm problemas com a comida, como compulsões alimentares. É necessário manter firme a ideia de que, se você quer emagrecer, essa é uma decisão diária - e as bebidas funcionais não têm efeito a longo prazo se não forem ingeridas da forma correta.

Leia mais:



“Amadurecer a mente, os sentimentos, pode tornar mais fácil o processo de reeducação alimentar. Dessa forma, o trajeto até o objetivo principal pode ser feito de forma mais leve e menos sofrida e, o maior importante, sem prejudicar a saúde”, completou a nutricionista.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento