Gastronomia

Bolo ombré é tendência em festas; aprenda a fazer

A receita é a mesma que você sempre faz, com um pequeno toque de cor na cobertura


28/11/2005 às 16h00

2 min de leitura
A moda não existe só no mundo das roupas. Ela dita tendências na decoração, no comportamento das pessoas e também na gastronomia. Os bolos são um dos pratos que mais mudam a cada época – eles já foram cobertos com glace, pasta americana, descobertos na moda dos naked cake e agora ganham coberturas ombré.
O efeito ombré, também conhecido como degradê, tem sido muito usado em casamentos, mas também combina diretinho com festas de aniversário e outros eventos, como chás de bebê ou de cozinha. E o bolo pode ser feito em casa. Você pode fazer a receita e o recheio de sua preferência, já que o efeito ombré é conseguido na hora da cobertura. Ela deve ser preparada normalmente e, ao final, separada em diferentes recipientes, um para cada cor a ser usada. Depois, é só tingir as porções com corante em gel e decorar o bolo como quiser.
Confira a receita do buttercream de baunilha, cobertura ideal para esse tipo de bolo:

Ingredientes:
375g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
400g de açúcar de confeiteiro peneirado
45ml de leite integral
15ml de essência ou extrato de baunilha
Modo de preparo:
Coloque a manteiga na tigela de uma batedeira e bata por oito minutos, até que ela fique cremosa. Acrescente o açúcar peneirado e continue batendo até a mistura virar um creme. Coloque a essência de baunilha e o leite e bata para finalizar. Aplique no bolo com espátula ou bico de confeiteiro.