Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Aprenda a servir cada tipo de cerveja da maneira correta

Pequenos detalhes na hora de servir podem fazer diferença na apreciação

• 14/01/2014 às 12:54 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:43 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Servir a cerveja pode parecer uma atividade simples, mas os verdadeiros apreciadores da bebida sabem que pequenos detalhes na hora de colocar o líquido no copo faz muita diferença.
Antes de servir, é importante escolher copos limpos, pois restos de gordura podem prejudicar a formação da espuma. Já copos molhados favorecem essa formação. Também é importante estar atento à temperatura da bebida: ao contrário do que muitos pensam, a cerveja não deve ser consumida muito gelada. Quando a temperatura está abaixo dos 2ºC ela amortece as papilas gustativas e atrapalha a degustação da bebida. Copos gelados também podem tirar o sabor, além de diluir o líquido.
O copo deve ser inclinado cerca de 45 graus em relação à mesa
As cervejas tipo lager e pilsen devem ser servida no copo tulipa, comumente encontrado em bares e restaurantes. Antes de colocar a bebida no copo, o ideal é incliná-lo cerca de 45 graus em relação à mesa e enchê-lo até a metade. Ao atingir este ponto, o copo deve voltar à posição normal e só então se deve despejar o restante do líquido, produzindo cerca de dois dedos de espuma. As cervejas de trigo devem ser servidas da mesma forma, mas é importante dar uma leve sacudida na garrafa antes que o líquido termine, para que os fermentos se desprendam do fundo. Já as bebidas do tipo Belgian Ale devem ser servidas em copos específicos para cada uma delas. No entanto, um copo de boca larga serve bem qualquer bebida deste grupo. Na hora de servir a cerveja, siga os mesmos passos já citados, mas tome cuidado para que a bebida não jorre diretamente. Isso evita a formação de espuma em excesso. Para servir cervejas stout, que naturalmente produzem muita espuma, o ideal é que, depois de endireitar o copo, se espere que a espuma abaixe um pouco, para só então completar o copo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia