Gastronomia

Cinco receitas para preparar agora e descongelar no Natal

Não deixe para última hora: receitas são ótimas opções para a festa de Natal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Vai receber família e amigos em sua casa no Natal? Não deixe para preparar as delícias da ceia de última hora. Confira aqui cinco receitas que você já pode ir preparando desde agora e descongelar na noite natalina. 

Foto: Divulgação

1 - Bolo Floresta Negra com Café
Ingredientes: 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo, 1 colher(es) de sopa de fermento em pó, 5 ovos, 1/2 xícara(s) de chá de chocolate em pó, 1 1/2 xícara(s) de chá de açúcar, 1/2 xícara(s) de chá de café coado, 1 colher(es) de sopa de manteiga, para untar; 10 colher(es) de sopa de açúcar, 1/2 xícara(s) de chá de rum, 300 mililitro (ml) de café coado; 2 xícara(s) de chá de creme de leite gelado, 5 colher(es) de sopa de açúcar, 20 morangos, limpos e picados; 200 grama(s) de chocolate meio amargo em raspas, 5 colher(es) de sopa de açúcar de confeiteiro e 14 morangos, para decorar.


Modo de Preparo
Coloque na batedeira, a farinha de trigo, o fermento, os ovos, o chocolate em pó, o açúcar e o café coado. Bata na velocidade máxima por cinco minutos. Despeje em uma assadeira (22 cm de diâmetro) untada com a manteiga e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 45 minutos ou até que, enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e, ao amornar, desenforme e corte o bolo no sentido horizontal, com uma faca grande, em três partes iguais. Reserve.

Calda
Misture, em uma panela, o açúcar, o rum e o café. Cozinhe, sem mexer, por 25 minutos ou até a calda reduzir. Retire do fogo e reserve.

Recheio
Bata o creme de leite com o açúcar na batedeira até obter o ponto de chantilly. Incorpore os morangos picados e misture. Reserve.

Montagem
Em um um prato de bolo grande, arrume uma fatia do bolo. Regue com um pouco da calda e espalhe 1/3 do recheio. Distribua por cima disso mais uma fatia de bolo e acrescente mais calda e mais 1/3 do recheio. Cubra com a última fatia de bolo e regue com o restante da calda. Por fim, espalhe, de maneira uniforme sobre o bolo, o recheio. Distribua as raspas de chocolate, polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com os morangos.

2 - Cheesecake de Panetone
Ingredientes: lascas de panetone o suficiente para cobrir o fundo da forma, 100 grama(s) frutas cristalizadas, 2 colher(es) de chá de gelatina em pó sem sabor, dissolvida conforme instruções do fabricante, 450 grama(s) de cream cheese, 1 lata(s) de leite condensado, suco e raspas de 1 limão, 2 colher(es) de sopa de suco de laranja, 1 colher(es) de chá de essência de baunilha e mel a gosto.

Modo de Preparo
Cubra o fundo de uma forma com lascas ou uma fatia de panetone até formar uma camada de 0,5 cm, aproximadamente, pressionando bem com as mãos. Dissolva a gelatina em pó sem sabor conforme instruções do fabricante e reserve. Bata os ingredientes do creme na batedeira utilizando a pá como batedor ou, se preferir, misture à mão com uma colher de pau até ficar totalmente homogêneo. Incorpore a ele a gelatina e as frutas cristalizadas. Despeje o creme sobre a base feita com o panetone e leve à geladeira até firmar bem. Ao servir, despeje uma colher (sopa) de mel sobre cada fatia.

3 - Farofa Clássica de Natal
Ingredientes: 180 grama(s) de manteiga (pouco menos de um tablete), 1 1/2 dente(s) de alho picado, 1/2 xícara(s) de chá de presunto de parma cru em cubos, 1/2 xícara(s) de chá de bacon frito em cubinhos, 100 grama(s) de amendoim, 150 grama(s) de ameixa preta picada, 150 grama(s) de damasco picado, 1 colher(es) de sopa de salsa picada, 600 grama(s) de farinha de mandioca torrada e sal a gosto.

Foto: Divulgação
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho. Em seguida, acrescente o presunto de parma e deixe até ficar crocante. Misture o restante dos ingredientes e deixe no fogo, mexendo de vez em quando, por cerca de cinco minutos.

4 - Ravióli de Presunto Parma e Queijo Brie
Ingredientes: 900 grama(s) de queijo brie moído, 100 grama(s) de queijo parmesão ralado, 1/2 colher(es) de chá de pimenta-do-reino, 1/2 xícara(s) de chá de Catupiry, 200 grama(s) de presunto de Parma moído; 8 ovos, 6 gemas, 1 colher(es) de sopa de azeite, 1 colher(es) de sopa e 1 colher de chá de vinagre branco, 1 colher(es) de chá de sal, 3 1/3 xícara(s) de chá de farinha de trigo branca, 8 xícara(s) de chá de farinha de semolina; 2 colher(es) de sopa de uvas-passas brancas, 1/4 xícara(s) de chá de suco de laranja, 1/2 xícara(s) de chá de creme de leite, 1/4 xícara(s) de chá de mascarpone ou cream cheese, 1/4 xícara(s) de chá de caldo de legumes e 1/2 colher(es) de chá de sal.

Modo de Preparo
Em uma vasilha, coloque o brie moído e o presunto de Parma e acrescente o parmesão, a pimenta e o Catupiry. Armazene o recheio na geladeira por uma hora, para firmar.

Massa
Misture os ovos, as gemas, o azeite, o vinagre e o sal. Reserve. Misture as duas farinhas na batedeira, junte a mistura de ovos e bata até formar uma uma bola compacta. Coloque dentro de um saco plástico, retire o ar e feche bem. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente. Com o auxílio de um rolo, abra a massa até ficar com espessura fina.

Montagem
Recheie cada ravióli com uma colher de sopa do recheio. Com auxílio de uma carretilha, corte o ravióli e cozinhe em água fervente durante quatro minutos.

Molho
Coloque a uva-passa de molho no suco de laranja e reserve. Em uma panela, coloque a uva-passa com o suco de laranja, o creme de leite, o mascarpone, o sal e o caldo de legumes. Leve ao fogo até levantar fervura. Sirva com os raviólis.


5 - Cheesecake de Gorgonzola e Agridoce de Peras

Ingredientes: 1 pacote(s) de biscoito tipo água com gergelim (200 g), 2 colher(es) de sopa de manteiga, 4 colher(es) de sopa de água, 2 pacote(s) de cream cheese (300 g), 150 grama(s) de queijo gorgonzola, 4 ovos, 1 caixinha(s) de creme de leite, 1 colher(es) de chá de sal e 1 pitada(s) de pimenta-do-reino-branca moída.

Agridoce para peras: 2 colher(es) de sopa de azeite, 1 cebola em cubinhos, 3 peras em cubos, 1/4 xícara(s) de chá de vinagre de maçã, 1/2 xícara(s) de chá de vinho tinto, 2 colher(es) de sopa de açúcar mascavo, 1 colher(es) de sopa de tomilho fresco, 1 colher(es) de chá de mostarda, 1 colher(es) de chá de sal e 1/2 xícara(s) de chá de tomates sweet grape. 

Modo de Preparo
Bata os biscoitos no liquidificador e coloque em uma tigela. Adicione a manteiga em pedaços e vá mexendo com a ponta dos dedos até ficar uma farofa grossa. Acrescente a água e mexa bem. Coloque a mistura no fundo de uma forma de torta de fundo removível média (22 cm de diâmetro) e pressione bem. Deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.

Recheio
Bata o cream cheese, o queijo gorgonzola, os ovos, o creme de leite, o sal e a pimenta no liquidificador. Retire a massa da geladeira e despeje a mistura de queijos na forma. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire e espere esfriar.

Agridoce de peras
Aqueça o azeite e refogue a cebola por cinco minutos. Adicione as peras, refogue por mais cinco minutos e acrescente o vinagre, o vinho, o açúcar mascavo, o tomilho e o sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Retire e reserve. Coloque sobre a torta, enfeite com os tomatinhos e sirva morna ou fria.